Destaques

Prefeito Barbosa Neto participa da aula inaugural do “ViraVida”

ViraVida3P

Também participaram o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli, e o presidente do FIEP, Rodrigo da Rocha Loures

O prefeito Barbosa Neto participou hoje (14) da aula inaugural do projeto “ViraVida”, iniciativa do Conselho Nacional do SESI e viabilizado em Londrina através de uma parceria entre a prefeitura municipal e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). O objetivo do projeto é atender adolescentes de 12 a 21 anos envolvidos em exploração sexual, buscando mudar a realidade vivida por eles e inseri-los no mercado de trabalho.

Participaram da aula inaugural, além do prefeito, o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Menegueli e o presidente do FIEP, Rodrigo Rocha Loures. A orquestra Solidariedade Sempre apresentou canções para os presentes, além de tocar o Hino Nacional na abertura da aula.

Ao todo o projeto “ViraVida” atenderá 100 jovens do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) III. Atualmente 1100 famílias são beneficiadas pelo serviço prestado pelo CREAS III, que será municipalizado.

A primeira turma conta com 23 alunos participando dos cursos profissionalizantes que têm duração de até dois anos. Uma bolsa R$ 500,00 por mês e um depósito mensal de R$ 100,00 em caderneta de poupança ajudam os estudantes a se manterem no curso. Ao final da aprendizagem, os adolescentes serão encaminhados para o mercado de trabalho.

ViraVidaPLondrina é a terceira cidade do Paraná a ter o projeto em funcionamento. Curitiba e Foz do Iguaçu são os outros municípios que adotaram a mesma proposta de assistência social. Entidades como o Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ajudam a desenvolver os objetivos do “ViraVida”. Também participa como parceiro da ação, o Núcleo Social Evangélico de Londrina (Nuselon).

As parcerias foi um ponto de destaque no discurso de Barbosa Neto. “Quero agradecer tudo aquilo que a FIEP, o SESI, o SENAI e todo o sistema S vem fazendo pela nossa cidade”, afirmou. “Tudo aquilo que estão fazendo pela nossa cidade é muito importante e fico estimulado por isso.”

“Essa parceria que nós estamos realizando tem sido muito importante. A prefeitura com tantas dificuldades financeiras que tinha e que tem ainda no dia-a-dia, não tínhamos dinheiro no caixa, então, nós fomos buscar a criatividade e abrir a prefeitura para pessoas como o nosso querido Rodrigo Rocha Loures.” Completou o prefeito, lembrando também das outras parcerias firmadas com o FIEP e o sistema S.

O “ViraVida” têm a intenção de transformar a vida dos jovens participantes.“Esses jovens já são vitoriosos por ter a coragem de fazer o que estão fazendo”, disse o prefeito. “Nós temos que ter a coragem de fazer a virada efetivamente na nossa vida e essa participação de vocês, realmente, nos estimula e nos deixa extremamente emocionados.”

O projeto atende adolescentes de 16 a 21 anos, devido a especificidades de Londrina, a idade foi ampliada para 12 a 21 anos. “Houve uma adaptação para a nossa realidade que é diferente de uma realidade de fronteira e de uma grande metrópole. E aqui acontece essa exploração que acaba acontecendo no próprio seio familiar, dentro do convívio”, explicou Barbosa.

O presidente do FIEP, Rodrigo Rocha Loures, agradeceu a contribuição que o município tem dado aos projetos da Federação. “O prefeito vem sendo um parceiro em todos os programas do FIEP”, declarou.

“Nós vimos nesse programa “ViraVida” um desafio da maior importância porque nos coloca juntos para poder proporcionar os jovens a oportunidade de acessar, aprender a experiência desses 60 anos dessas instituições”, esclareceu Loures sobre a importância do projeto para a FIEP.

“Isso é muito importante para nós do sistema porque, de alguma forma, nós estamos cumprindo com o nosso papel. E é também um grande desafio pedagógico porque nós estamos trabalhando com um grupo que passou por muitas dificuldades e que conseguiu superar muitos obstáculos para conquistar aquilo que cada um deles quer ser”, concluiu.

A força de vontade dos jovens de tomarem a iniciativa para mudar o rumo de suas vidas foi enfatizado pelo presidente da FIEP. “O exemplo desses jovens é muito valioso para todos os demais jovens que passam por dificuldade. Nós devemos estar participando desse processo e vamos dar o melhor de nós.”

Rodrigo Loures agradeceu o incentivo de Jair Meneguelli. Sem o presidente do Conselho Nacional do SESI, segundo Loures, o projeto não teria saído do papel. “O Jair é um exemplo de solidariedade sempre e vem nos revelando a sua dimensão humana, dimensão espiritual que acaba contagiando a todos.”

“Quero agradecer também ao nosso prefeito Barbosa Neto. Ele não descansa e eu sou testemunha disso. Está sempre articulando, mobilizando nós e, aqui em Londrina, nós duplicamos nossas atividades do ano passado para cá e desse ano vamos duplicar para o ano que vem e grande parte disso faz porque contamos com alguém aqui da localidade que está sempre, de uma maneira humana, entusiasmada, estimulando que nós nos articulemos para promover o progresso da nossa cidade”, completou o presidente do FIEP.

Presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli, agradeceu ao prefeito pela parceria. “Idealizar um programa lá na sala, no Conselho, é uma coisa relativamente simples, mas esse programa só pode dar certo se nós tivermos mais gente abraçando essa idéia. Sozinhos nós somos incapazes de fazer qualquer coisa.”

Ele ainda falou sobre a ajuda que Barbosa Neto tem dado ao projeto. “Quero agradecer por ter nos recebido na cidade, nos ter colocado a sua prefeitura, a sua administração a disposição desse programa que com certeza beneficiará a cidade, o Brasil e esses jovens.”

Sobre o presidente do FIEP, Jair Meneguelli agradeceu o apoio desde o início.

“Quando eu apresentei esse programa ao Conselho e para a minha felicidade nós tivemos o apoio de todos os conselheiros, de todos os presidentes das Federações e não só o apoio, eles abraçaram a causa e quiseram trazer para os seus estados e por isso foi possível chegar aqui.”

A importância do projeto foi destacada por Meneguelli. “Nós vamos formar os profissionais, nós vamos resgatar a auto-estima desses jovens e vamos torná-los profissionais como não se encontra em qualquer esquina por aí.”

A transformação que o “ViraVida” faz na vida dos jovens já foi constatado pelo presidente do Conselho. ”Esse é um projeto que salva vidas e é por isso que quero agradecer a ajuda de todos vocês. É um projeto que me encanta, que me esforço.”

“Não precisam acreditar em ninguém, precisam acreditar que é possível porque vocês são capazes, porque vocês são inteligentes, porque vocês têm talento. Agarrem essa oportunidade, essa é importante, essa tem um significado. Vocês precisam agora recuperar o tempo perdido. Precisam estudar, estudar e estudar”, disse Meneguelli aos alunos.

Para exemplificar os bons resultados que o projeto oferece, duas alunas vindas do “ViraVida” das cidades de Brasília e de Campina Grande falaram sobre as mudanças. “Esse projeto é um passo para a grande vitória, mas tem que lutar sempre”, declarou a aluna de Campina Grande, Júlia Costa.

Após a cerimônia, o prefeito visitou a escola SESI-PR onde o evento aconteceu. O presidente do FIEP apresentou ao prefeito o sistema diferenciado de ensino oferecido pela escola, formando alunos simultaneamente no Ensino Médio e no curso técnico.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos