CoronavirusDestaques

Prefeito Marcelo Belinati toma primeira dose da vacina contra a Covid-19

O chefe do executivo foi vacinado no Centro de Imunização da Zona Norte, vestindo uma camiseta que homenageia os profissionais da saúde

Na manhã desta quarta-feira (23), o prefeito Marcelo Belinati recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, no Centro de Imunização da Zona Norte. O prefeito vestiu uma camiseta com os dizeres “Obrigado a todas e todos profissionais da saúde de Londrina”, em homenagem e sinal de gratidão à classe de trabalhadores que tem se dedicado incansavelmente na luta contra a doença.

Foto: Vivian Honorato

Marcelo se disse emocionado em receber a primeira dose. Como ele é médico por formação, poderia ter sido imunizado no início da campanha, junto com os profissionais da saúde, mas ele preferiu esperar para ser vacinado pelo critério de idade. “Apesar de ainda trabalhar como médico, além de ser prefeito, preferi ser vacinado pelo critério da faixa etária, assim como toda a população, até para não haver nenhum tipo de questionamento. Para mim, este momento significa esperança, confesso que ser vacinado é emocionante, pois esta é uma doença terrível, que atinge pessoas de todas as idades, inclusive os jovens”, disse.

O prefeito receberá a segunda dose no dia 15 de setembro. Ele, que tomou a vacina da Pfizer, ressaltou que a vacinação é a única maneira de acabar com a pandemia. “Somente com a vacinação sairemos da pandemia. Os valorosos profissionais da saúde merecem destaque, pois estão dando o sangue e doando suas vidas para cuidar da vida de outras pessoas. Usei esta camiseta, hoje, para reconhecer o trabalho destes profissionais que estão colocando as suas vidas em risco para proteger a população”, apontou.

Prefeito Marcelo Belinati sendo atendido no guichê do Centro de Imunização. Foto: Vivian Honorato

Marcelo também disse que o município recebeu informação, do Ministério da Saúde e do governo do Estado, de que nos meses de junho e julho vão chegar muitas doses da vacina contra a covid. “Quanto antes vacinarmos a população, mais cedo vamos nos ver livres da pandemia. Acredito que agora a tendência é acelerarmos a vacinação. A cidade de Londrina tem uma estrutura de saúde impecável, temos condições de vacinar até 15 mil pessoas por dia. Não estamos vacinando porque não temos tantas doses, mas temos condições para executar. Londrina está dando um grande exemplo para o Brasil, na organização da vacinação, sem filas e aglomerações, com o sistema todo informatizado”, enfatizou.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, que esteve acompanhando o prefeito, destacou que houve um aumento na quantidade de doses aplicadas, nas últimas três semanas, no município. Em média, estão sendo vacinadas cerca de 4 mil pessoas por dia, em Londrina.

Secretário Felippe Machado. Foto: Vivian Honorato

Segundo ele, há uma expectativa de que o município seja contemplado com doses do imunizante da Janssen, nas próximas semanas, que tem a vantagem de ser dose única. “O Ministério da Saúde recebeu, ontem (22), em São Paulo, o primeiro lote destas vacinas, e nós estamos aguardando as orientações do governo do Estado sobre a distribuição. Provavelmente o Paraná vai receber um lote destas vacinas e fazer a entrega aos municípios. E Londrina, por ser a segunda cidade do Estado e congregar todas as condições técnicas para o recebimento deste imunizante, com certeza receberá uma parcela do lote”, comentou.

Até às 23h de ontem (22), o município de Londrina vacinou 197.705 pessoas com a primeira dose da vacina contra a covid19, sendo que 86.561 também receberam a segunda dose. “Este é um ótimo número. Londrina com certeza se tornou referência para o Brasil, em relação à vacinação, devido ao processo ágil, seguro, respeitando todos os protocolos de segurança, sem aglomeração. Nossas equipes estão muito comprometidas e devemos atingir a marca de 200 mil londrinenses vacinados com a primeira dose no dia de hoje (23). Isso é motivo de muita alegria, para nós, mas é evidente que temos que buscar, cada vez mais, a celeridade no processo de vacinação”, frisou.

Grupos – Nesta fase, estão sendo vacinados, contra a Covid-19, em Londrina, a população em geral com 47 anos ou mais; professores e trabalhadores do Ensino Superior a partir dos 18 anos; profissionais da limpeza urbana; bombeiros civis;  cidadãos privados de liberdade; gestantes e as puérperas, que são as mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias; pessoas com comorbidades acima de 18 anos; integrantes das forças de segurança e salvamento; trabalhadores da área de assistência social; aeroportuários e profissionais da saúde com registros ativos em conselhos de classe.

O Município disponibiliza cinco locais para vacinação: o Centro de Imunização da Zona Norte (R. Luiz Brugin, 570, Conjunto Maria Cecília); e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim do Sol (R. Via Láctea, 877); Eldorado (R. Tertuliano, 800); Ouro Branco (R. Flor dos Alpes, 570); e Alvorada (Av. Poços de Caldas, 85). As unidades atendem de segunda a sábado, das 7h30 às 19h. Aos domingos, funcionam o Centro de Imunização, e as UBSs do Jardim do Sol e do Ouro Branco, também das 7h30 às 19h.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos