Prefeitura fiscaliza obras do CREAS, das alças na Dez de Dezembro e do Oitão da Madre
CREAS Oeste já está quase pronto e deve ser entregue nos próximos dias; demais obras estão em andamento seguindo o cronograma estipulado

Os secretários municipais de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), Marcelo Canhada e de Gestão Pública (SMGP), Fábio Cavazotti, visitaram três obras importantes para o desenvolvimento urbano de Londrina. Durante a manhã desta terça-feira (29), eles estiveram na obra conhecida como Oitão que está sendo construído na Avenida Madre Leônia Milito entre a Rodovia Mábio Gonçalves Palhano e a PR-445; as alças de acesso na rua Bolívia à Avenida Dez de Dezembro e na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), da região oeste de Londrina.
O CREAS Oeste é a obra mais avançada entre as vistoriadas hoje. Segundo o secretário de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, no momento, ela está 99% finalizada e deve ser entregue nos próximos dias. Resta apenas a conclusão da ligação de energia elétrica e de água, por parte da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e da Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar), e a instalação da placa de identificação visual por parte da Caixa Econômica Federal.

O também chamado CREAS II foi construído na Rua Saturno esquina com a Avenida Abélio Benatti, no Jardim do Sol. “Obra 99% finalizada, o que para nós é um motivo de alegria. Nesse estágio podemos ver a qualidade dela e atestar para a população que foi feita com capricho e preocupação com algo que tivesse durabilidade. A obra física está pronta. Estamos finalizando pequenos detalhes, para em questão de dias, fazermos a entrega para a população”, declarou o secretário.
O espaço será utilizado pela Assistência Social para garantir a efetividade dos direitos socioassistenciais, constituindo-o como referência para as famílias que vivem na região oeste da cidade. Assim, ele servirá para a qualificação dos serviços de proteção social especial do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que já são ofertados no município, além de estimular a participação dos usuários e aumentar o acompanhamento das famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social.

“Vamos entregar a obra em um momento tão importante, onde estamos passando por um problema social devido à pandemia e o Município de Londrina está investindo muito para atender a população que mais precisa’, disse Cavazotti.
A construção foi projetada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento de Londrina (IPPUL) e tem quatro salas para atendimento individual, além de sala de recepção, coordenação, administrativa, para multiuso, para oficinas e para serviços técnicos. também há almoxarifado, copa, área de serviço e sanitários masculino e feminino para funcionários, para o público geral e para as pessoas com necessidades especiais.
A empresa H.T.S. Construções Ltda foi a contratada, por meio da Tomada de Preços nº TP/SMGP-0013/2019, cujo investimento é de R$ 790.547,53. Deste montante, R$ 546 mil são financiados pela Caixa Econômica Federal e o restante é proveniente dos cofres da Prefeitura de Londrina.
Oitão da Madre – Outra parada foi no ‘Oitão’ da Av. Madre Leônia Milito, onde as obras de drenagem pluvial estão 80% concluídas. A previsão é que todos os serviços sejam finalizados em agosto para, em meados do mesmo mês, liberar o fluxo de veículos. Ali estão sendo construídas duas rotatórias interligadas, que formam o número oito quando vistas de cima.

Com isso, haverá a conexão do trânsito para quem deseja sair da Av. Madre Leônia Milito ou da Av. Ayrton Senna e entrar na Rodovia PR-445 e vice-versa. Será uma rotatória de cada lado da rodovia, com passagem contínua pelo meio. A intervenção é semelhante aquela realizada na Av. Ayrton Senna com a PR-445, onde os técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) e da Secretaria de Obras e Pavimentação (SMOP) já avaliaram e deram o parecer favorável à intervenção.
Conforme o secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, a obra necessitou de um aditivo no contrato para a execução de serviços da Sanepar, que não estavam previstos inicialmente, e de drenagem do Shopping Catuaí. Porém, apesar deste aditivo de 40 dias, a obra está dentro do cronograma. “A obra está andando em um ritmo bom, com operários e máquinas. Foi dado um aditivo de tempo devido às obras da Sanepar, que não estavam previstas, e das obras de drenagem do Shopping Catuaí. Mas, é uma obra importante, que vai melhorar o fluxo do trânsito, trazer segurança para as pessoas e vai valorizar a região. Esperamos entregar em meados de agosto”, disse Canhada.
A construção das rotatórias está na metade, indo para a finalização, e a parte de drenagem do solo já foi 80% concluída. No momento, a TCE Engenharia, responsável pelas obras, começou a construir as calçadas, fazer as melhorias na iluminação e os pontos de acessibilidade da região. Para isso, a Prefeitura de Londrina está aplicando cerca de R$ 1 milhão.
A intenção é que o Oitão dê mais fluidez ao trânsito, pois permitirá que as pessoas se desloquem da PR445, tanto para o Centro, quanto para a região dos condomínios da zona sul sem terem que fazer o contorno na atual rotatória da Av. Madre Leonia Milito com a Av. Ayrton Senna. “Isso era uma reivindicação antiga, pois quando foi feito o viaduto, há décadas atrás, não se imaginava um crescimento tão grande dessa região, que cresce muito e se desenvolve de forma acelerada”, lembrou o secretário Canhada.
Av. Dez de Dezembro – Na sequência, os secretários municipais e os fiscais da Prefeitura de Londrina foram até a Avenida Dez de Dezembro para verificar o andamento dos serviços na construção das alças de acesso na avenida ligando com a Rua Bolívia, nas proximidades da Vila Brasil.

A Prefeitura de Londrina está fazendo uma rotatória com uma alça de acesso para as pessoas que vem da Avenida Dez de Dezembro no sentido Centro-Zona Sul. Eles poderão acessar a Avenida Duque de Caixas, pela Rua Peru e pela Rua Panamá, com mais segurança e agilidade, até chegarem na Rua Bolívia.
A intenção é que, na região do Aeroporto e do Jardim Califórnia, a população tenha uma alça de acesso com calçada e toda a estrutura de mobilidade urbana, principalmente para quem vem da Avenida Dez de Dezembro e pretende acessar a Avenida Santos Dumont.

“Isso vai desafogar o trânsito para quem passar pela Rua Charles Lindemberg, que está estrangulada. Vai trazer mais segurança, conforto e rapidez para quem trafega por ali e vai melhorar muito a fluidez dos veículos, segundo os estudos dos técnicos do IPPUL e da Secretaria de Obras, permitindo que as pessoas se desloquem mais rápido tanto da zona sul para o aeroporto, quanto do centro para o Centro Cívico e para a região da Avenida Duque de Caxias”, afirmou o secretário de Planejamento, Marcelo Canhada.
Ali cerca de metade dos trabalhos de drenagem estão concluídos. No momento, não há interdições de trânsito, mas o próximo passo será a construção de uma rotatória depois da alça de acesso mencionada pelo secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, no cruzamento entre as Ruas Peru e Adriático. A estrutura possibilitará o tráfego entre a Rua Adriático e a Via Expressa, assim como a conexão da avenida com os bairros da região. Concluída a rotatória, será pavimentada a ligação entre a Dez de Dezembro e a Rua Peru.
A obra está orçada em R$ 2,9 milhões e está sendo paga com recursos próprios da Prefeitura. A responsável pelos serviços é a TCE Engenharia, que deve executar 5.650 m² em pavimentação e serviços de drenagem, ampliação das galerias pluviais em diferentes trechos e construção de novas calçadas. Tudo com iluminação em LED. “O serviço está dentro do cronograma e esperamos entregá-lo em setembro deste ano. Tenho certeza que o londrinense vai aplaudir quando ela for entregue”, finalizou Canhada.