Vila Cultural Brasil promove oficina de capoeira
O evento trará a Londrina o professor Aranha, discípulo de Mestre João Pequeno, representando o Centro Esportivo de Capoeira Angola- Bahia.
Carregada de legados históricos, a capoeira é uma arte que mistura dança, luta e muita mandinga, e que ganhou muitos adeptos com o passar do tempo. A capoeira foi criada no Brasil, pelos escravos africanos como forma de resistência contra a opressão. Muitos escravos fugiam para os quilombos e a capoeira era um instrumento de defesa e ataque contra os capitães do mato da época. Em meados dos anos 30, mestre Bimba, adaptou à capoeira movimentos de outras artes marciais, criando a chamada capoeira regional, caracterizada por movimentos mais rápidos.
Apesar do grande crescimento da capoeira regional (hoje já outras manifestações da capoeira, como a contemporânea, advinda da regional), já nos anos 40 surgiu na Bahia um famoso mestre, responsável pela preservação dos antigos fundamentos dos africanos. Seu nome era mestre Pastinha. Dentre outros mestres da época, ele se destacou por ser um pensador e organizador da capoeira angola.
Os discípulos mais conhecidos são João Pequeno e João Grande. Há 11 anos, no município de Londrina, adeptos da linhagem de mestre João Pequeno realizam um trabalho de preservação e cultivo desta verdadeira arte popular. O próprio mestre João Pequeno já esteve em Londrina por seis vezes, em oficinas anteriores, patrocinadas pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e promovidas pela Associação de Capoeira Angola de Londrina.
Neste ano será realizada a 9ª Oficina de Capoeira Angola de Londrina, com apoio do Promic, e terá 3 etapas. A primeira ocorrerá em maio, nos dias 6, 7 e 8. O evento trará a Londrina o professor Aranha, discípulo de Mestre João Pequeno, representando o Centro Esportivo de Capoeira Angola- Bahia.
O evento é direcionado para praticantes de capoeira em geral, estudantes e pesquisadores da cultura popular brasileira. Será na vila cultural Brasil, conforme programação anexa.
Porém, para aqueles que quiserem começar a treinar capoeira, os treinos são realizados na Vila Cultural Brasil (rua Uruguai, 1656),segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h até 21h ou terças e quintas das 9h às 11h. Todos os sábados são realizadas rodas, às 19h, abertas ao público.
(Londrina, 27 de abril de 2011)
Foto:Divulgação.




