Programa de Desenvolvimento de Líderes realiza primeira oficina presencial
Atividades seguiram todos os protocolos de saúde e segurança; iniciativa visa formar líderes alinhados aos tempos atuais, abordando valores como o autoconhecimento, equilíbrio e empatia

O Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL), iniciativa da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), promoveu sua primeira oficina presencial nesta quinta-feira (1º). Realizada no auditório da faculdade Unopar/Pitagorás, a atividade foi ministrada pelo professor de comunicação empresarial, marketing, negociação e oratória, Renan Laffranchi. Participaram da abertura os secretários municipais de Recursos Humanos, Julliana Bellusci; e de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada; e o coordenador dos cursos de gestão de Recursos Humanos e Administração da Unopar/Pitagorás, Gabriel Manganaro.
Cerca de 60 servidores municipais que ocupam funções de chefia compareceram ao evento, que foi realizado seguindo todos os protocolos de prevenção à transmissão do novo coronavírus. O evento inaugural do PDL foi uma oficina on-line, realizada no dia 13 de maio. Desde então, os participantes já tiveram acesso a 12 vídeoaulas gravadas, que abordaram fundamentos teóricos e conceitos sobre liderança. Com o encontro desta quinta-feira (1º), teve início uma série de quatro oficinas presenciais, que futuramente incluirão dinâmicas de grupo e outras atividades práticas. Conduzido em parceria entre a SMRH e a Unopar/Pitágoras, o programa tem carga total de cerca de 40 horas.

De acordo com a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, aproximadamente 200 servidores, divididos em três turmas, participam das atividades. Nos próximos meses, novos grupos serão formados para que todos os 600 servidores municipais em funções de liderança tenham acesso ao programa. “O evento de hoje serviu para introduzir conceitos relevantes e preparar os participantes para as próximas etapas do curso. O objetivo principal do Programa de Desenvolvimento de Líderes é romper o formato de chefia autoritária, ajudando os servidores a desenvolverem e aplicarem, na prática, suas habilidades de liderança. Entre outros temas, vamos trabalhar formas de abordar as equipes lideradas para conseguir resultados positivos”, frisou.
O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, ressaltou a importância da formação de líderes entre os quadros de pessoal da Prefeitura. “As pessoas em função de liderança estão à frente dos processos de transformação e colocam em prática ideias inovadoras. Quando se trata da administração municipal, os líderes coordenam ações que contribuem para que a cidade se desenvolva e a população tenha mais qualidade de vida. Por isso, esses servidores têm que dar exemplo e trabalhar mais do que os liderados. Daí a importância de desenvolvermos lideranças qualificadas para o Município”, salientou.

Segundo o coordenador dos cursos de gestão de Recursos Humanos e Administração da Unopar/Pitagorás, Gabriel Manganaro, a universidade decidiu aderir ao programa com o propósito de oferecer uma contribuição à administração pública e à sociedade como um todo. “Quando recebemos o convite da Secretaria de Recursos Humanos, ficamos encantados com a proposta. Por isso, em conjunto com a Prefeitura, elaboramos esse programa para capacitar os gestores municipais e proporcionar um retorno à comunidade”, afirmou.
O professor dos cursos de gestão da faculdade, Renan Laffranchi, explicou que, entre outros tópicos, o conteúdo do Programa aborda as mudanças causadas pela pandemia nos estilos atuais de liderança. “Queremos contribuir para formar um novo tipo de liderança, o líder 4.0. Por isso, vamos trabalhar o autoconhecimento dos gestores e valores necessários a uma boa gestão, como o equilíbrio e a empatia. Já discutimos diferentes estilos de liderança, como a autocrática e a democrática, e vamos abordar as necessidades individuais dos participantes, para que eles retirem de sua essência a melhor liderança possível”, disse.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, pelo telefone (43) 3372-4061.