Cidade

Seminário discute inclusão escolar da criança com deficiência

Evento pretende avaliar o nível de satisfação da inclusão da criança com deficiência intelectual ou múltipla na rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação promove amanhã (27), às 13h, o primeiro seminário municipal de avaliação do processo de inclusão da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla na educação básica. O evento será realizado no Anfiteatro do Centro de Educação Infantil Valéria Veronesi, localizado na rua Benjamin Constant, 800.

O seminário pretende avaliar o nível de satisfação da inclusão da criança com deficiência na rede municipal de ensino. Foram convocadas para participarem 62 crianças, de 1ª a 4ª série, que foram encaminhadas pela escola especial para a escolar regular.

Além dos alunos, o seminário é voltado para todas as pessoas envolvidas no processo de inclusão, como os pais, professores que atuam em sala de aula com essas crianças e especialistas que estejam envolvidos nessa experiência, geralmente atuando no contra-turno escolar. O que totaliza, uma média, de 180 pessoas convidadas para participar da discussão.

De acordo com a gerente de apoio educacional da Secretaria de Educação, Fátima Cristina Malvezzi, o seminário é um pedido da Secretaria de Educação do Estado, por meio do secretário, Flávio Arns, e se baseia na metodologia proposta pela Federação das APAEs. O evento conta com o apoio do Núcleo Regional de Educação e das escolas municipais da cidade.

“A Secretaria de Educação do Estado deseja saber como os alunos encaminhados para as escolas regulares estão sendo atendidos. Se a escola regular também agrada a criança, tanto quanto a especial”, explicou a gerente.

No seminário serão divididos grupos que irão discutir quatro eixos norteadores: estrutura da escola, socialização, aprendizagem e satisfação dos alunos. “Com base em perguntas pré-estabelecidas, o grupo de cada segmento discutirá esses eixos e apresentará as conclusões no final”, explanou Fátima.

Com base nesses dados coletados, será feito um resumo de estudo, e este será encaminhado para a Secretaria de Educação do Estado. “Todos os apontamentos que indicarem necessidade de mudança, iremos trabalhar para mudar isso, dentro das nossas possibilidades”, garantiu a gerente de apoio educacional. “A opinião é fundamental para a avaliação das práticas e elaboração de um diagnóstico”, destacou.

Fátima ressaltou que com a inclusão escolar, o aluno com deficiência intelectual ou múltipla, tem a oportunidade de conviver com crianças que não tem as mesmas diferenças que ele, e está exposta a todas as situações da vida.

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