Escola municipal adota medidas de prevenção à meningite
Após ter cinco casos confirmados de meningite viral, escola do distrito Espírito Santo suspende as aulas por dois dias para fazer higienização do local
A Escola Municipal Luiz Marques Castelo, localizada no distrito Espírito Santo, região sul de Londrina, está com as atividades paralisadas desde ontem, devido aos cinco casos confirmados de meningite viral. Estão sendo tomadas medidas de higienização nas instalações da escola que atende 190 crianças da região.
Segundo o diretor da escola, Rogério Gil Kosteski, as crianças começaram a apresentar os sintomas há cerca de 15 dias, mas todas já foram devidamente tratadas. “Tivemos cinco crianças com casos confirmados, todas elas já estão em casa, em repouso”, informou.
Professores e alunos foram dispensados durante estes dois dias, e voltam na segunda-feira às atividades normais. “A Vigilância Sanitária recolheu amostras de água para análise. Acreditamos que o foco estava na comunidade e foi trazido para dentro da escola por alguma das crianças”, informou o diretor.
A Secretaria de Saúde deu orientações para a direção da escola sobre medidas preventivas. Kosteski informou que as medidas estão sendo tomadas para evitar o contágio de outras crianças, como manter portas e janelas abertas durante as aulas. “Também estamos orientando as crianças a usar copos individuais, evitar contatos pessoais diretos e fazer o uso do sabonete líquido e as toalhas de papel para a higienização das mãos, assim esperamos barrar a transmissão da doença”, explicou.
A diretora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Caldeira explicou que os casos são isolados, e podem ter sido causados por uma resposta do organismo das crianças a uma possível enterovirose. “A meningite viral é a mais branda dos tipos da doença e tem aumento nesta época do ano devido ao clima seco”, informou Sandra.
Segundo a diretora não há motivo para alerta, já que a doença não é transmitida de pessoa a pessoa, e sim uma resposta a uma infecção. “Medidas básicas de higiene, como lavar as mãos e separar copos e talheres já ajudam a evitar a contaminação”, afirmou.
Dados levantados com a diretoria de Epidemiologia mostram que neste ano, foram 58 casos de meningite viral na cidade, e 11 casos de meningite bacteriana, forma mais grave da doença.




