Programa de Preparação à Aposentadoria realiza encontro sobre voluntariado
Inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet; objetivo é esclarecer as dúvidas mais comuns dos servidores sobre trabalho voluntário
Para conscientizar os servidores municipais sobre a importância da preparação para as mudanças que advêm da aposentadoria, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) vai realizar, na próxima quarta-feira (21), das 13h30 às 17h30, um encontro on-line. Quem quiser participar deve se inscrever pelo link: http://webconf.londrina.pr.gov.br/b/mar-44h-mny.
Aqueles que não tiverem acesso à internet podem participar presencialmente, no auditório da Prefeitura de Londrina. Nesse caso, é preciso telefonar com antecedência para (43) 3372-4036 ou enviar um e-mail para o endereço programa.aposentadoria@londrina.pr.gov.br. Durante o evento, todas as medidas de prevenção à transmissão do novo coronavírus serão seguidas, incluindo o uso obrigatório da máscara de proteção facial, o uso de álcool em gel a 70% e o distanciamento social.
O objetivo do evento é mostrar aos servidores, que estão prestes a se aposentar, que existe um vasto universo de trabalho voluntário. Essas ações podem ser realizadas após a aposentadoria e sempre precisam de profissionais. Incentivando a reflexão, o programa apresentará opções de atividades que os funcionários podem realizar em seu tempo livre, após a conclusão de sua carreira na Prefeitura.
Para isso, foi convidada a presidente da Organização da Sociedade Civil Viver, Maria Aparecida Marques Lima, que se dedica ao trabalho de acolhimento, amparo e apoio a crianças e adolescentes com câncer, e suas famílias. Cidinha, como é conhecida, foi servidora da Secretaria Municipal de Gestão Pública, da Prefeitura de Londrina, até setembro de 2012. Durante 35 anos de trabalho dedicou-se ao Município de Londrina. Com a chegada da aposentadoria, assumiu o trabalho voluntário. “Serviço Voluntário é servir a uma causa, com amor e comprometimento, doando seu tempo, talento e conhecimento. Sou feliz em saber que estou tentando fazer o bem a outras pessoas, amenizar a dor das crianças e adolescentes com câncer e suas famílias”, disse ela.
A voluntária e presidente da Organização Viver falará sobre o funcionamento do trabalho voluntário, como é possível se voluntariar para ajudar, quais são os requisitos necessários para isso, entre outros pontos importantes. Nesta Organização da Sociedade Civil, por exemplo, é preciso ser maior de 18 anos e ter disponibilidade para atuar em alguma atividade desenvolvida pela organização, como o acolhimento e orientação de pacientes e acompanhantes, confecção de trabalhos manuais, triagem das doações recebidas e organização de bazares. Mensalmente, a Organização Viver presta assistência a 222 crianças e adolescentes e seus familiares, dispondo de serviços de alimentação, hospedagem, atendimento odontológico, nutricional, psicológico, atividades de recreação, entre outros.
Além de Cidinha, outros trabalhadores foram convidados para contar como é o seu dia a dia no voluntariado. “Nossa intenção é apresentar o voluntariado ao servidor que está se aposentando ou que é um recém-aposentado. Pretendemos despertar neles o olhar para o voluntariado, como uma das possíveis atividades a desenvolverem nessa nova etapa da vida”, disse a assistente social da SMRH e integrante da equipe coordenadora do PPA, Marcelle Diorio.
A Prefeitura de Londrina, por meio do Programa de Preparação à Aposentadoria, pretende ajudar os servidores a se adaptarem às mudanças que surgem com a aposentadoria. A iniciativa parte do princípio que, por meio do estímulo à ocupação do tempo livre de uma forma racional, eficiente e saudável, é possível prevenir doenças, além de manter o equilíbrio biopsicossocial na vida do funcionário prestes a aposentar.
Para isso, durante o ano inteiro são realizadas atividades on-line, com momentos de reflexão sobre autocuidado, e palestras educativas, motivacionais e com profissionais da saúde, assistência social e especialistas em previdência social, entre outros. Em 2021, o PPA completa 28 anos de existência. Os servidores que quiserem se informar e/ou participar das ações do PPA podem entrar no grupo do WhatsApp, enviando uma mensagem para este link do WhatsApp.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a assistente social da SMRH e integrante da equipe coordenadora do PPA, Marcelle Diorio, pelo telefone (43) 3372-4040, e com a secretária de Recursos Humanos, Juliana Bellusci, pelo 3372-4061.