Agricultura entrega 4.500 kg de alimentos a entidades
Alimentos são provenientes de agricultores cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos, ação do Governo Federal e do município de fomento à agricultura familiar
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal e coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), realiza sua quinta entrega de produtos, amanhã (10), pela manhã. Dos 23 produtores participantes do programa, 12 entregam no antigo Pavilon, cerca de 4.500 kg de produtos de época.
Os alimentos serão retirados no período da tarde pelas entidades e instituições sociais. O PAA já entregou, em quatro entregas, 8.510 kg de alimentos às entidades sociais.
Segundo a economista doméstica da SMAA, Maria Inez Passini Lima, serão entregues os produtos: batata doce, cheiro verde, limão, repolho, abóbora amarela, mandioca, cará, milho verde, chuchu, berinjela, abobrinha verde, inhame, poncã, agrião, alface, brócolis, almeirão, rabanete, abacate, banana maça e banana nanica.
“Esses produtos são entregues a entidades já cadastradas no programa, de acordo com a quantidade necessária de cada um”, explicou Maria Inez. A doação é feita de 15 em 15 dias e traz benefícios tanto para o produtor quanto para as entidades participantes.
Sobre os benefícios para o produtor, a economista disse que eles vendem por um preço justo. “Com o programa não tem um atravessador que compra para revender. Os produtores vendem direto para o consumidor”, garantiu. Através do programa, o produtor tem um ponto de escoamento da sua produção, com um ganho certo. “Com esse ganho, ele aproveita e investe na própria produção.” Já as entidades garantem produtos frescos e de boa qualidade.
O Programa de Aquisição de Alimentos é considerado hoje a maior ação do Governo Federal de fomento à agricultura familiar. Por meio do PAA, o governo compra do agricultor familiar os alimentos e doa às entidades sociais que atendem pessoas em situação de risco ou pobreza.
A Secretaria Municipal de Agricultura tem o papel de auxiliar na organização e coordenação do processo de levantamento e encaminhamento de documentação ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Além de acompanhar, executar e coordenar o Programa de Aquisição de Alimentos. Conforme a secretária de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, informou a Secretaria acompanha toda a cadeia do Programa.
Em relação a importância do programa, a secretária garantiu que leva alimentos saudáveis do campo para a mesa do consumidor e das entidades participantes. “O programa também funciona como um incentivo à agricultura familiar”, explicou Marisol. Além disso, A SMAA cumpre com a sua função social. “Através do programa, promovemos o desenvolvimento sustentável e também melhoramos a alimentação da população”, ressaltou.