Cidadão

Prefeito recebe diretoria do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial

Encontro, que ocorreu na tarde desta terça-feira (20), discutiu demandas relacionadas ao Município e que afetam a população negra da cidade

O prefeito Marcelo Belinati recebeu em seu gabinete, na tarde desta terça-feira (20), representantes do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (CMPIR). Na reunião, os integrantes do conselho apresentaram demandas ao prefeito, que se comprometeu a apoiá-las no que for possível e se manifestou a favor da igualdade racial em Londrina.

Foto: N.Com

A presidente do CMPIR, Fiama Heloisa Santos, explicou que algumas das demandas apresentadas são ações efetivas que podem contribuir no avanço das políticas públicas relacionadas à igualdade racial. “Temos algumas dessas necessidades específicas, e trouxemos ao prefeito para saber de que forma o Município pode contribuir e colaborar”, explicou.

Um dos apontamentos refere-se à reserva especial de vagas para afro-brasileiros nos concursos municipais para provimento de vagas. “Essa adequação da porcentagem é porque a lei federal prevê 20% de reserva, mas Londrina ainda não atinge esse percentual. Lutamos por entender que essa política permite a presença das pessoas negras nos espaços de trabalho, de poder e execução”, detalhou a presidente do Conselho.

Dentre outros tópicos, os representantes do Conselho Municipal levantaram também a importância de abrir espaços para homenagear as personalidades negras de Londrina, como dona Vilma – Yá Makumbi e Oscar do Nascimento. “São nomes que fazem parte da história da cidade, que lutaram e batalharam, mas ainda não receberam reconhecimento. Outra questão é o Plano Municipal de Igualdade Racial, que está sendo construído e debatido, para trazer a realidade da população negra em Londrina e caminhos para efetivá-lo. Essa é uma discussão que passa pela Prefeitura e também levaremos ao Legislativo”, acrescentou Fiama.

O encontro teve também a participação de membros da diretoria executiva do CMPIR, Beatriz Batista Silva e Sidnei Santos.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos