Secretaria do Trabalho aplica tecnologia para iniciar atendimento em Libras
Programa de acessibilidade permite o acompanhamento, em tempo real, pelos intérpretes e garante o melhor atendimento ao trabalhador com surdez

A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) lançou, na manhã desta sexta-feira (23), um novo formato de atendimento ao trabalhador com surdez. A SMTER conta agora com uma plataforma de tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras), em tempo real, para melhor atender o trabalhador com deficiência.

O sistema de atendimento em Libras estará disponível para projeto-piloto, por 30 dias, em todos o os serviços da SMTER, inclusive na Sala do Empreendedor, e foi viabilizado por meio de parceria entre a Associação de Surdos de Londrina e a empresa HelpVox, desenvolvedora da tecnologia.
A ação faz parte do Pacto Municipal das Pessoas com Deficiência, projeto idealizado pela deputada federal Luísa Canziani, que tem o objetivo de chamar a atenção da população em geral para os problemas enfrentados diariamente pelas pessoas com deficiência.
O sistema dá acesso remoto a uma central de intérpretes de Libras. O acompanhamento desses profissionais permite a comunicação do servidor municipal com o trabalhador surdo, mesmo que esse servidor não seja fluente na linguagem de sinais.
Para o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, a plataforma facilitará o acesso do surdo ao mercado de trabalho. “O sistema permite a independência desse trabalhador e aproxima ele das oportunidades. Muitas vezes, a necessidade de vir acompanhado de um tradutor já impossibilita que esse trabalhador busque o emprego. Com esse sistema, esse obstáculo será superado e vamos promover a inclusão da pessoa com surdez”, explicou.

O secretário municipal de Governo, Alex Canziani, destacou a importância do trabalho para a socialização. “A questão do emprego é determinante para qualquer pessoa e, vendo o excelente trabalho executado pela SMTER, sempre atenta às questões do trabalhador com deficiência, não teria local melhor na Prefeitura para começar esse projeto”, elogiou.
Na apresentação da ferramenta, a deputada federal Luísa Canziani ressaltou o papel da tecnologia na inclusão. “Nós trabalhamos muito com a inovação e sabemos que ela é muito importante. Poder viabilizar, por meio das tecnologias, um instrumento de comunicação e ampliar as oportunidades da comunidade surda de Londrina, que é formada por mais de 20 mil pessoas, é motivo de muita alegria”, comemorou.
Segundo a deputada, é fundamental um olhar sensível do poder público para a pessoa com deficiência. “A inclusão é uma bandeira que não pode deixar de ser levantada. De fato, há muita dificuldade do cidadão com deficiência em acessar os diferentes serviços. Como agente política, é uma missão que assumi contribuir para uma sociedade mais igualitária e vemos essa grande preocupação também na Prefeitura de Londrina”, disse.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ghislaine da Silveira, elogiou o projeto. “Com esse projeto, as pessoas com deficiência poderão resgatar sua identidade, se incluir no mercado formal e também combater uma das principais lacunas da nossa sociedade: a aceitação. Fico muito emocionada em ver essa ferramenta abrindo novas perspectivas para a comunidade surda de Londrina”, afirmou.
Também participaram do lançamento do sistema de atendimento em Libras a vereadora Sônia Gimenez, os representantes da empresa HelpVox e da Associação de Surdos de Londrina, e os servidores da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda.