Cidade

Prefeitura de Londrina já implantou 16 hortas comunitárias

Prefeito Barbosa Neto entregou mais duas no final de semana; na sexta-feira, no Vale Verde, na região leste; e no domingo, pela manhã, no Ouro Branco, na região sul

HortaLondrina fechou o final de semana, com 16 hortas comunitárias implantadas pela administração do prefeito Barbosa Neto. No final de semana, foram mais duas: na sexta-feira, à noite, para os moradores do Vale Verde, região leste e, no domingo, pela manhã, no conjunto Ouro Branco, na região sul.

“São exemplos de compromisso da comunidade em melhorar a cidade. Nós precisamos espalhar isso pela cidade. É uma decisão de amor”, destacou o prefeito Barbosa Neto. As duas hortas comunitárias, inauguradas no final de semana, foram construídas em cima de terrenos públicos que estavam abandonados, degradados, sendo depósito de lixo. “É a recuperação dos espaços públicos”, comentou o prefeito. Ele lembrou ainda que o envolvimento das pessoas foi fundamental para tornar realidade a horta.

A 15ª horta inaugurada no Vale Verde, na região leste, foi bastante prestigiada pelas lideranças da comunidade. A coordenadora da horta, VeraHorta Lúcia Soares Lopes; o vice-presidente regional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Clóvis Coelho; o vereador Ivo de Bassi e a secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa.

Conforme o coordenador de hortas comunitárias da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Carlos Eikiti Hirooka, um terreno de 2 mil metros quadrados foi dividido para 50 famílias, onde cada uma recebeu 4 lotes. Hirooka informou que para captação de água, para irrigar a plantação, foi utilizada a água de uma mina que proporcionou uma vazão de 115 mil litros por dia.

O prefeito recebeu dos estudantes Leonardo e Cristian uma cesta com hortaliças recolhidas da horta. Foram plantados alface, almeirão, rúcula, cebolinha, salsinha, couve, rabanete e cenoura.

Já no Ouro Branco, no domingo pela manhã, a 16ª horta comunitária foi inaugurada na rua Flor dos Alpes com Magnólia. São 900 m² de Hortaárea com a plantação das mais diversas hortaliças: alface, cebolinha, salsinha, rabanete, cenoura, beterraba, coento, couve chinesa, couve manteiga, entre outras. Há também 10 moitas de bananeira e 20 covas de café.

A área da horta foi dividida em 24 lotes distribuídos para 24 famílias. Cada lote é constituído de 4 canteiros, totalizando uma área de 36 metros quadrados por família. A água para regar a horta, atualmente, é da Sanepar. A Secretaria de Agricultura está trabalhando para, futuramente, captar água de uma mina d’água próxima da horta. Serão instaladas bombas de água.

Além do prefeito Barbosa Neto, estiveram presentes, o vereador Roberto Fú, o coordenador da horta, Amaro Barbosa da Silva; a presidente da Associação de Moradores, Magna Souza Batista, e os secretários municipais.

“A horta mata a fome do povo”, disse o vereador Roberto Fú. “Isto é resultado da somatória de esforços de todos, da população e da Prefeitura”, destacou o coordenador, Amaro Barbosa.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos