Barbosa Neto é elogiado na Conferência das Cidades Inovadoras
Prefeito participou, em Curitiba, do lançamento do projeto Londrina 2030; Barbosa mostrou que ações do atual governo estão sintonizadas com o projeto da FIEP
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, recebeu das mãos do presidente da Federação da Indústria do Estado do Paraná (FIEP), Rodrigo Rocha Loures, o caderno Cidades Inovadoras – Londrina 2030. A entrega foi ontem (dia 20), em ato na II Conferência Internacional das Cidades Inovadoras (CICI) 2011, em Curitiba.
O prefeito foi bastante aplaudido, durante a apresentação do projeto, em um auditório com cerca de 300 pessoas, onde estavam prefeito de 60 cidades, além de vereadores. “São ações perenes para 2030. Se a sociedade se apoderar deste projeto, facilmente, vamos conquistar as metas e objetivos”, afirmou Barbosa.
No seu discurso, o prefeito disse que sua administração está compromissada com uma cidade moderna e que vem realizando diversas ações previstas no documento Londrina 2030. Barbosa listou, em cada tema do documento, ações que já estão sendo desenvolvidas. Exemplos:
– Capital Técnico e Tecnológico: a lei do ISS Tecnológico.
– Cultura, Lazer e Turismo: as duas Praças da Juventude.
– Educação: o ensino em tempo integral para 7 mil alunos e os 34 mil uniformes.
– Governança: o Programa Modernizando a Gestão Pública.
– Saúde e Bem-Estar: o prêmio Amamenta Brasil para três unidades de saúde.
– Segurança: a Guarda Municipal.
– Transporte e Mobilidade: as faixas exclusivas de ônibus.
O prefeito recebeu muitos elogios. “Fiquei impressionado com a quantidade de ações, e em tão pouco tempo, feitas em Londrina pelo Barbosa Neto”, disse o prefeito de Sorocaba, São Paulo, Vitor Lippi (PSDB).
O prefeito do município de Sinop, Mato Grosso, Juarez Alves da Costa, disse que trabalha para transformar seu município e para que ele atinja o patamar de uma “Metrópole com Qualidade de Vida”, como afirmou a revista Veja, sobre Londrina.
Vereadores de Campina Grande na Paraíba disseram a Barbosa Neto, que vão visitar Londrina, para conhecer os diversos projetos narrados pelo prefeito, principalmente, o ISS tecnológico.
Londrina também foi citada, como exemplo, na palestra do educador mineiro, Fernando Dolabela, sobre “Educação Empreendedora para Cidades Inovadoras. Ele vem trabalhando a Pedagogia Empreendedora, que é um tema ligado a Londrina 2030, com os professores da rede municipal de sua cidade.
Diversos secretários municipais acompanharam o prefeito durante o evento. Entre eles, as secretárias de Educação, Karin Sabec; de Saúde, Ana Olympia; do Idoso, Liz Clara; da Mulher, Sueli Galhardi; da Assistência Social, Jacqueline Micale; os secretários de Ambiente, José Faraco; de Cultura, Leonardo Ramos; os presidentes da Sercomtel, Fernando Kireeff, e da Caapsml, Dênio Ballaroti, além do diretor de Tecnologia da Codel, Markus Von Borstel.
Fotos:José Otávio.