Sema plantou 3.433 árvores em Londrina no primeiro semestre de 2021 - Blog Londrina
Destaques

Sema plantou 3.433 árvores em Londrina no primeiro semestre de 2021

Entre outras atividades, Diretoria de Áreas Verdes também realiza podas, erradicações de árvores senis, distribuição de mudas e ações de fiscalização

Entre janeiro e junho de 2021, a Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), plantou 3.433 árvores no município. Esse trabalho é conduzido pela Diretoria de Áreas Verdes da Sema, responsável pelo planejamento e execução de ações relativas à arborização de Londrina.

Foto: SEMA / Divulgação

Além de realizar o plantio com equipes próprias, o órgão distribui mudas para todas as pessoas que desejam plantar árvores em áreas públicas com déficit de arborização. Os interessados devem comparecer ao Viveiro Municipal (Avenida Europa, s/n, Jardim Vale Azul), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, munidos de um documento pessoal e do endereço do local onde será realizado o plantio. Cada cidadão tem direito a retirar uma muda de árvore, gratuitamente. Também é possível solicitar que a Diretoria de Áreas Verdes execute diretamente o plantio, pelo e-mail areas.verdes@londrina.pr.gov.br.

Entre as demais responsabilidades da Diretoria, estão a realização de podas; a concessão de autorização e/ou execução do corte de árvores condenadas; e a fiscalização, emissão de notificações ou autuações referentes a ações de contrapartida ambiental, podas drásticas e remoções sem autorização. Assim como no caso do plantio, todas essas atividades são orientadas pela lei municipal no 11.996/2013 e pelo decreto municipal no 305/2015, que regulamentam o Plano Diretor de Arborização do Município de Londrina.

Foto: Vivian Honorato / Arquivo

De acordo com o diretor de Áreas Verdes, Gerson Galdino, todo corte de árvores – seja realizado pelo próprio órgão ou autorizado para munícipes – é precedido de avaliação técnica. Quem deseja solicitar a remoção ou pedir autorização para fazê-la, deve entrar em contato com a Diretoria de Áreas Verdes. “Para que o morador realize o corte pessoal de uma árvore, ele deve primeiro fazer o requerimento, acompanhado de uma justificativa. Em seguida, a Diretoria fará a análise técnica para a emissão do Termo de Compromisso Ambiental. Esses casos são sempre avaliados pelas equipes responsáveis. Do contrário, o procedimento irregular poderá resultar em multa”, explicou.

Ainda segundo Galdino, parte dos resíduos das podas e cortes é aproveitada de forma ecologicamente correta. “As empresas terceirizadas que realizam remoções e podas trituram a madeira e as folhas, sendo que uma parte desse material é reutilizada. Enquanto a madeira é utilizada como biomassa, para a geração de energia, as folhas se tornam adubo”, destacou.

Foto: Emerson Dias / NCom

Outra importante atribuição da Diretoria de Áreas Verdes – realizada por meio da Gerência Operacional – é a fiscalização do cumprimento de atividades de compensação ambiental por parte de empresas. A gerente operacional da Sema, Alaíde Mateus de Souza, explicou que essas ações ocorrem quando há obrigação de plantio, decorrente de Estudos de Impacto de Vizinhança (EIVs); ou necessidade de doação compensatória, devido à remoção de árvores em área particular.

Em ambos os casos, é firmado, previamente, um Termo de Compromisso Ambiental. “No que se refere à obrigação de plantio, o comitê do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) define a extensão da ação, com base na geração de carbono do empreendimento. Já a doação de mudas, feita de forma compensatória, é destinada ao Viveiro Municipal”, salientou Souza.

A Diretoria de Áreas Verdes também recolhe árvores e galhos derrubados durante vendavais. Em dias úteis, das 12h às 18h, a população pode ligar diretamente para a Sema, pelo telefone (43) 3372-4762, para informar a queda e solicitar o recolhimento dos materiais. Caso essas situações ocorram fora desse horário, a população deve fazer o contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, para que as vias ou calçadas sejam desobstruídas. No próximo dia útil, as equipes da Sema passam pelo local para retirar os materiais.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o diretor de Áreas Verdes da Sema, Gerson Galdino, pelo telefone (43) 3372-4762.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos