Prefeito entrega nova sede do CREAS da região oeste na segunda-feira
Espaço abrigará atendimento aos serviços socioassistenciais às crianças, adolescentes e idosos vítimas de violência

Na próxima segunda-feira (9), às 9h, o prefeito Marcelo Belinati e a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, vão inaugurar a nova sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), localizado na Rua Saturno esquina com a Avenida Abélio Benatti, no Jardim do Sol, região oeste de Londrina.
O Creas Oeste será utilizado pela Secretaria de Assistência Social para garantir a efetividade dos direitos socioassistenciais, constituindo-se como referência para as famílias que vivem na região oeste e leste.
Segundo a secretária de Assistência Social, a importância da construção da nova sede é imensurável, porque atenderá famílias com violação de direitos e com dificuldades econômicas. “A partir dessa entrega, estamos indo aos territórios, o que é importante, porque são famílias com grandes dificuldades, inclusive de irem para o centro da cidade e, agora, teremos uma sede própria dentro da região oeste, que apresenta grandes índices de violência contra as crianças, adolescentes e idosos. É uma obra para proporcionar maior acesso a essas famílias e fazer o acompanhamento no território para a superação dessa violação de direitos”, esclareceu Micali.
O Creas Oeste tem uma área construída de 346,50 m² e conta com quatro salas para atendimento individual, sala de recepção, coordenação, administrativa, para multiuso, para oficinas e para serviços técnicos. também há almoxarifado, copa, área de serviço e sanitários masculino e feminino para funcionários, para o público geral e para as pessoas com necessidades especiais.
Ele servirá para a qualificação dos serviços de proteção social especial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que já são ofertados no município, além de estimular a participação dos usuários e aumentar o acompanhamento das famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social.
O Creas foi construído com recursos oriundos uma emenda parlamentar do então deputado federal e atual prefeito Marcelo Belinati e contrapartida do Município. Ela contou com a parceria das Secretarias Municipais de Assistência Social, Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Gestão Pública e da Obras e Pavimentação. A obra foi executada pela empresa H.T.S. Construções Ltda que foi contratada através de procedimento licitatório ao valor total de R$ 826.964,65.