Saúde apresenta resultados de ações contra dengue
Levantamentos das ações mostraram necessidade de ações focadas para a região oeste; clima frio ajuda na erradicação do mosquito transmissor
Na última sexta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Saúde Ambiental, promoveu uma reunião do Comitê Municipal de Combate e Controle da Dengue, com a presença de representantes da Diretoria de Ações e Saúde do Ministério Público, 17ª Regional de Saúde, Defesa Civil, Núcleo Regional de Ensino, Secretaria de Educação, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e hospitais municipais da Zona Norte e Zona Sul.
Segundo o coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Elson Belisário, durante a reunião, foram apresentados os resultados das ações realizadas em conjunto com os corretores de imóveis, um relatório diferenciado com os dados levantados na região leste e relatórios das visitas regulares aos domicílios. “A região oeste, nas imediações do jardim Alvorada, será focada nas próximas semanas, já que apresentou um ligeiro aumento nos casos confirmados”, informou.
Belisário informou ainda que, neste final de semana, os agentes trabalharam nas visitas das casas que estavam fechadas durante a semana. “O tempo frio contribui para a erradicação do mosquito, já que, durante o inverno, o ciclo de desenvolvimento da larva é mais lento. Enquanto no verão esse ciclo é de oito dias, no inverno, ele pode durar semanas, possibilitando que os focos sejam encontrados e erradicados”, explicou o coordenador.
Durante o treinamento dos corretores de imóveis, o coordenador também informou que foram feitas 87 visitas, onde foram encontrados três focos de proliferação, em piscinas, ralos e vasos sanitários de casas vazias. “Na região leste, houve uma redução dos casos confirmados, depois de uma ação concentrada, com visitas a cada 30 dias, cujos locais onde foram encontrados 19 focos, apresentaram apenas dois na ultima visita”, contou Belisário.
Números da dengue
A Secretaria divulgou, nesta segunda-feira, os números atualizados sobre a situação da dengue em Londrina. Até 26 de maio, foram notificados 12.710 casos; destes, 6.999 casos foram confirmados, 1.667 estão em andamento e 4.044 casos foram descartados.
A região leste continua na frente, apesar da ligeira melhora, com 2.413 casos confirmados. A região norte teve 1.290 casos confirmados até agora, a oeste 1172, a sul confirmou 1091 casos, enquanto a região central 984 e a zona rural apenas 49.




