Destaques

Reuniões do CALMA incentivam aleitamento materno

Reuniões do CALMA incentivam aleitamento materno

Comitê conta com a participação de diversas instituições de Londrina; reuniões também permitem discutir ações de pesquisa e assistência

Criado em setembro de 1994, pela Secretaria Municipal de Saúde, o Comitê de Aleitamento Materno de Londrina (CALMA) vem, ao longo dos anos, ganhando visibilidade e ajudando na integração de ações de assistência, pesquisa e promoção do aleitamento materno em Londrina. Através da participação ativa de profissionais da área da saúde, o Comitê conta com a participação de diversas instituições da cidade.

Participam do Comitê, as Secretarias de Saúde, da Mulher e da Educação, a Associação Médica de Londrina, através do Departamento de Pediatria, a Universidade Estadual de Londrina, a Unopar, a Unifil, as maternidades dos hospitais da cidade, a 17ª Regional de Saúde, a Pastoral da Criança e a UNIMED.

O principal objetivo do CALMA é promover mensalmente reuniões para apoiar e integrar ações de proteção, promoção e manejo do aleitamento materno. “Também, contamos com a participação das cidades de Cambé, Rolândia e Ibiporã, entendendo que é possível uma ação integralizadora entre os municípios”, informou a enfermeira e coordenadora do Comitê de Aleitamento de Londrina e responsável técnica pelas ações de aleitamento materno e nutrição do município, Lilian Poli de Castro.

Durante as reuniões do Comitê, também, são discutidas as ações das instituições integrantes, e como essas ações podem ser integradas às Semanas Mundiais de Aleitamento Materno, que ocorre de 1º a 7 de agosto. “Na próxima Semana de Aleitamento, vamos discutir o tema ‘Amamentação: uma experiência em 3D’, proposto pelo Ministério da Saúde”, contou a coordenadora.

Além de ter recebido, no ano de 2009, Menção Honrosa no Prêmio Bibi Vogel, três Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município também receberam recentemente a certificação do Ministério da Saúde e fazem parte da Rede Amamenta Brasil. “Receberam a certificação, as unidades da Warta, San Izidro e Piza”, informou Lilian.

Segundo a coordenadora, os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelas instituições também são extremamente importantes. “As pesquisas de práticas alimentares permitem monitorar os índices de aleitamento na cidade”, disse. A cada dois anos, o CALMA também realiza simpósios para apresentar os resultados do trabalho com a comunidade.

As reuniões do Comitê são realizadas, sempre na segunda quarta-feira de cada mês. “Nesta edição, as coordenadoras das UBS certificadas vão relatar como estão  os trabalhos nas unidades”, informou. Nas últimas edições, os temas discutidos foram os bancos de leite humano e o aconselhamento de aleitamento materno.

A próxima reunião deve ser realizada no dia 8 de junho, às 14h, no Centro Pastoral, que fica na rua Dom Bosco, 145, no jardim Dom Bosco. Durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno em Londrina, o CALMA deve lançar os cartões telefônicos temáticos, em parceria com a Sercomtel.

Foto: Luiz Jacobs.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos