Controladoria-Geral faz capacitação sobre nova plataforma de prestação de contas
Atividade orientou servidores da Fundação de Esportes de Londrina sobre a implantação de ferramenta eletrônica que amplia, ainda mais, a transparência municipal

A Controladoria-Geral do Município (CGM) promoveu, nesta quinta-feira (19), das 14h às 16h, uma oficina de capacitação para servidores da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Oferecida para 10 participantes, entre gestores e tomadores de recursos da FEL, a atividade orientou sobre a implantação e o uso de uma nova plataforma eletrônica, voltada à prestação de contas das parcerias firmadas pelo Município com organizações da sociedade civil.

O curso foi realizado no Auditório da Prefeitura, sendo que todas as medidas de prevenção à transmissão do novo coronavírus foram seguidas, incluindo o uso obrigatório de máscaras de proteção, o distanciamento social e a disponibilização de álcool em gel.
De acordo com o responsável pela Diretoria Revisora de Contas (DRC) da CGM, Elias Floriano, a nova ferramenta, que tem o objetivo de proporcionar ainda mais transparência à administração municipal, foi desenvolvida pela Equiplano, empresa que executa o gerenciamento contábil do Município.
Floriano explicou que a Fundação de Esportes foi escolhida para iniciar a implantação da plataforma porque está celebrando novas parcerias com entidades civis. “Conforme a Lei no 13.019/2014, é obrigatório que as prestações de contas dos recursos concedidos pelo Município, através de parcerias, sejam lançadas em uma plataforma eletrônica, que atenda a questão da transparência. Hoje, isso é feito através do Sistema Integrado de Transferências, uma ferramenta do Tribunal de Contas do Estado. Só que isso não atende completamente à legislação, então a Controladoria-Geral está trabalhando para a implantação do sistema próprio da Prefeitura”, destacou.
A oficina foi ministrada por duas servidoras da Controladoria-Geral do Município, a gerente de Fiscalização de Recursos Recebidos, Regina Motoki de Oliveira, e a gerente de Fiscalização de Recursos Concedidos, Daniele Yenes Galão. Na terça-feira (17), o curso foi realizado para 10 outros servidores da FEL e, nos próximos dias, a CGM definirá as oficinas futuras, que serão promovidas para os demais órgãos e secretarias municipais.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o responsável pela Diretoria Revisora de Contas (DRC) da Controladoria-Geral do Município, Elias Floriano, pelo telefone (43) 3372-4066.