Projeto social que atende 200 crianças terá sede própria

Prefeito Barbosa Neto sancionou no último sábado, projeto que doou terreno de para a Associação Londrinense Futebol Arte (ALFA), no conjunto Aquiles Stenghel
O prefeito Barbosa Neto sancionou no último sábado, o Projeto de Lei 141/2010, que autorizou a doação de um terreno de 6.945,36m² para a Associação Londrinense Futebol Arte (ALFA), no conjunto Aquiles Stenghel.
A associação trabalha com crianças e adolescentes, em áreas de vulnerabilidade social, com o objetivo de democratizar o acesso ao esporte educacional, como forma de inclusão social.
A solenidade de assinatura foi bastante prestigiada e contou com a participação, além do prefeito, do presidente da ALFA, José Francisco Marçal; dos vereadores Tito Valle (PMDB), Rony Alves (PTB) e Ivo de Bassi (PTN); do Comodoro do Iate Clube, Silvio de Freitas; do coordenador do projeto Gol de Placa, o ex-jogador do Londrina Esporte Clube, Ricardo Teruel, além do presidente da Associação de Moradores do conjunto Sebastião de Melo, José Paulino.
Em seu discurso, o prefeito Barbosa Neto destacou que a solenidade representava um gol na vida de muitas crianças. “É o maior gol que você Ricardinho marcou. É o projeto Gol de Placa”, afirmou o prefeito. “Neste terreno que estamos doando será um local de formação de homens de caráter, de responsabilidade. De cidadãos”, completou Barbosa. O prefeito enumerou diversas obras realizadas pela Prefeitura de Londrina, na região norte.
O presidente da ALFA, José Francisco Marçal, contou que a ALFA nasceu da vontade do Ricardo ajudar as crianças a aprender o futebol com o desejo dele de resgatar as crianças da rua. “Estamos muito felizes, porque agora vamos ter uma sede. As pessoas nos cobravam isso e agora estamos realizando este sonho”, disse o presidente José Francisco Marçal.
No terreno doado pela prefeitura, a ALFA pretende implantar a sede e centro esportivo da associação, com campo de futebol, auditório para palestras, biblioteca, sala de oficinas e reuniões, piscina e uma área de lazer.
Para o coordenador do projeto Gol de Placa, Ricardo Teruel, a sede própria pode propiciar a expansão do projeto que hoje atende 200 crianças de 7 a 17 anos, em dois pólos da região norte da cidade, no conjunto Sebastião de Melo Cezar e no jardim Paraíso. “Esperamos triplicar o número de crianças atendidas”, disse o coordenador. “Queremos trabalhar para livrar as crianças das drogas, do álcool e daquilo que afasta do bom caminho”, afirmou.
Campo do Sebastião de Melo Cezar
A cerimônia foi realizada no campo de futebol de treinamento utilizado atualmente pela associação, situado na rua Cegonha, nº 200, no conjunto habitacional Sebastião de Melo Cezar, ao lado do Hospital Zona Norte. Este local, foi doado pela Prefeitura para o Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em contrapartida a reforma do Cadeião da rua Sergipe, pela Fecomércio.
O prefeito procurou tranqüilizar a comunidade do conjunto, falando do que será o acordo com o SESC/SENAC. “Neste local terá ginásio de esportes integrado com academias e salas de ginástica, que possibilitarão a prática de mais de 15 modalidades esportivas. Todas as implantações proporcionarão atividades de esporte e lazer gratuitas à população dos bairros adjacentes”, disse Barbosa Neto.
Na sede do Senac será oferecidos cursos de educação profissional gratuitos em sete áreas diferentes de ensino, como turismo e hotelaria, e gastronomia, por meio do programa Senac Gratuidade. Esse projeto vai qualificar ainda mais a mão-de-obra londrinense, oriunda das escolas públicas, e proporcionar ao comércio local ter profissionais cada vez mais capacitados. Uma média de formação anual de 14 mil alunos devem passar pelos cursos do Senac. A nova unidade do Sesc terá escola infantil, salas para cursos de atualização pessoal e inclusão digital, além de um ginásio de esportes integrado com academias e salas de ginástica, que possibilitarão a prática de mais de 15 modalidades esportivas.
O prazo para implantação dos dois órgãos é de dois anos, para os quais serão investidos aproximadamente R$ 15 milhões, entre a construção e instalação de equipamentos e toda a infra-estrutura.




