Destaques

Prefeitura interdita avenida Rio de Janeiro para serviços no Novo Bosque

Fechamento é necessário para a execução de uma passagem concretada na ligação entre o Bosque e a Concha Acústica; liberação parcial do tráfego está prevista para segunda-feira (30), caso as chuvas não atrapalhem

Para possibilitar a construção de uma nova faixa elevada em frente à entrada do Bosque Central de Londrina, a avenida Rio de Janeiro teve o trânsito interditado na tarde desta quarta-feira (25). O bloqueio está instalado com barreiras no trecho compreendido entre a rua Pará e a Alameda Manoel Ribas. O fechamento é integral para veículos e pedestres somente nesse trajeto, e os serviços integram a continuidade das obras de revitalização do Bosque, cuja entrega está prevista para o final de setembro deste ano.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

A partir dessa interdição, a empresa responsável pelas obras inicia o preparo do piso que receberá uma faixa elevada em concreto, na ligação entre o Bosque Central e a continuação da rua Piauí para o Centro Comercial e Concha Acústica. A concretagem da estrutura deve ser iniciada já nesta quinta-feira (26). E a previsão é que este trabalho esteja concluído até a próxima segunda-feira (30), quando o trânsito poderá ser liberado, em meia pista, apenas para veículos leves. A programação dependerá da ocorrência ou não de chuvas nos próximos dias.

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) está orientando o trânsito nas abrangências das áreas bloqueadas. O acesso à avenida Rio de Janeiro fica permitido somente para os moradores, comerciantes e trabalhadores da área cercada, exclusivamente para que possam chegar até suas residências ou locais de serviço. Durante esse período, quem reside nos prédios do Centro Comercial, por exemplo, poderá subir na rua Piauí a partir da rua Senador Souza Naves.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, disse que todos os esforços estão sendo feitos para que a entrega da obra de revitalização do Bosque Central seja feita até o dia 21 de setembro, como está previsto.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

“Com a construção das faixas elevadas teremos uma área renovada pra ligar a continuidade do bosque com o ambiente da Concha Acústica, bibliotecas e Centro Comercial. Os pedestres serão privilegiados e os carros terão que reduzir a velocidade, o que irá proporcionar mais segurança e conforto a todos. O intuito é que as famílias possam voltar a frequentar o nosso bosque, que terá toda a infraestrutura renovada, dando uma nova aparência e valorizando essa área tão importante e bonita de Londrina”, comentou Canhada.

Ainda segundo o secretário, a interdição gera algum transtorno temporário, mas é necessária, e a população tem apoiado os trabalhos no bosque. “As pessoas têm entendido e pedimos para que todos continuem colaborando. Depois das concretagens das faixas e as calçadas todas prontas, teremos trabalhos finais dentro do bosque, para concretagem do piso interno, finalização de quadra, acabamentos, mobiliários urbanos, paisagismos, entre outras melhorias. Estamos procurando humanizar mais essa área da cidade, o projeto é bonito e bem estruturado com a intenção de devolver o bosque para a população usufruir”, concluiu.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

Engenheira de obra da empresa San Pio, Amanda Castro ressaltou que a interdição na avenida Rio de Janeiro estava prevista para ocorrer nesta quinta-feira (26), mas foi antecipada por conta da previsão de chuvas para o final de semana. “As equipes farão hoje o preparo do asfalto, e atuarão amanhã na concretagem dessa faixa. Caso as chuvas não interrompam os trabalhos, teremos a liberação parcial a partir da próxima semana, exceto para veículos pesados. Paralelamente, continuam os serviços de concretagem e outros na área interna do bosque, com diferentes serviços em andamento”, afirmou.

Avenida São Paulo – Já na avenida São Paulo, onde antes foi construída a mesma estrutura de faixa elevada, no cruzamento com a rua Piauí, o trânsito permanece funcionando com meia pista liberada, exclusivamente para veículos leves. O trânsito ficará assim até que esteja concluída a construção de calçadas em concreto em frente à entrada do Bosque Central.

De acordo com a empresa San Pio, em breve o trânsito estará liberado para quem trafega da rua Piauí para a rua São Paulo. E a liberação completa do trânsito na avenida São Paulo está prevista para meados de setembro.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos