Destaques
Palestra celebra Dia de Combate à Violência Contra Idoso

Oferecida pela Secretaria do Idoso a toda rede de serviço; no evento, foi lançado, em parceria com os Correios, o selo que faz alusão à data.
Para lembrar do Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, a Secretaria Municipal do Idoso promoveu, hoje (15), a palestra “Humanização dos serviços de atendimento à Pessoa Idosa”, ministrada pela professora doutora, Meyre Pinto, docente do departamento de psicologia, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
A palestra foi viabilizada, mediante parceria entre a UEL e Secretaria de Saúde, além de contar com o apoio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo (CMTU), Núcleo Municipal de Defesa ao Consumidor de Londrina (Procon-Ld), Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) e da Promotoria de Justiça da Comarca de Londrina Especializada na Defesa dos Direitos do Consumidor e do Idoso.
Durante a cerimônia de abertura da palestra, foi lançado, oficialmente, o selo dos Correios, que faz alusão à data. O selo terá circulação nacional, com mais de 300 mil unidades. Como forma de lançamento, foi feita a primeira obliteração do selo.
Em nome destas entidades, estiveram presentes, a secretária do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos, representando o prefeito Barbosa Neto, que está em visita oficial a Brasília, o secretário de Governo, Marco Antônio Cito, o promotor de Justiça Especializado na Defesa dos Direitos do Consumidor e do Idoso, Miguel Jorge Sogaiar, o coordenador do Procon, Carlos Neves Júnior, a presidente do CMDI, Ana Karina Anduchuka Barbosa, a representante dos Correios, a funcionária Márcia Vercezi, e, representando a Secretaria de Saúde, a funcionária Martha Beatriz Esgaib Issa.

Destinada à rede de serviço à pessoa idosa, que inclui as instituições de longa permanência, casas de repouso, hospitais, associações, entre outras instituições, a palestra teve a intenção de capacitar os funcionários porque a pessoa idosa necessita de um atendimento diferenciado.
A secretária do Idoso falou sobre as dificuldades para realizar o evento. “Agradeço às pessoas, até mesmo de outras cidades, que vieram e mostraram interesse em participar desta palestra.” Segundo Liz Clara, não pode ser esquecida a questão da violência. “Ela existe e nós precisamos fazer alguma coisa.”
“Nós temos que prevenir essa ameaça aos idosos, temos essa obrigatoriedade. Aqui, estão presentes funcionários de vários locais. Temos um batalhão de gente que luta contra algo que nós sabemos ser muito difícil”, reforçou Liz Clara. “O envelhecimento não deve ser tratado como um problema, porque, se for um problema, nós vamos ter medo de envelhecer. Para que isso não aconteça, a cidade tem que se preparar com políticas públicas, para a melhoria da qualidade de vida. Precisamos ter profissionais que acreditam nesta luta.”
Trabalhando para isso, a Secretaria do Idoso, pioneira no Brasil, desenvolve ações, como a academia ao ar livre. “Temos que trabalhar na prevenção, para evitar os casos de violência. E também precisamos atender os casos de violência que já estejam acontecendo”, informou. “Quando o idoso está incluído em um grupo, participando de atividades, com certeza, esse será um antídoto contra a violência.”
Liz Clara ainda agradeceu aos parceiros e aos servidores da secretária que, apesar de pequena, vêm desempenhando um papel muito importante. “Nós sabemos que todo mundo trabalha e precisamos ter uma rede de serviço, de profissionais. Quero agradecer a vocês que já estão nesta batalha, há muito tempo, e que estão construindo uma metodologia de trabalho.”
Quanto ao lançamento, a secretária disse ser muito importante ter um selo circulando pelo Brasil inteiro. “Ele irá alertar sobre a questão da violência. Olha que coisa maravilhosa! É uma grande responsabilidade de toda a equipe dos Correios, a propagação desse combate.” Segundo a secretária, essa é uma gestão que trabalha e valoriza os idosos. “Nós sabemos que, desde o início, o compromisso do prefeito sempre foi mútuo e teve esse olhar de valorizar as pessoas que muito trabalharam por nossa cidade.”
Representando o prefeito Barbosa Neto, o secretário de Governo, Marco Antônio Cito, corrobora o que a secretária do Idoso disse sobre o apoio e o empenho do prefeito diante das políticas dos idosos. “Diante de toda a dificuldade que nós temos , mesmo assim, é muito importante reafirmar algumas políticas e colocar o que estamos fazendo ou tentando fazer.”
Sobre a equipe da Secretaria do Idoso, Cito disse que o último concurso público vai chamar mais de mil novos servidores e que a Secretaria será contemplada com o aumento de sua equipe. “Esta Secretaria, que trabalha tão avidamente e com tanta responsabilidade, de maneira tão maravilhosa no atendimento à pessoa idosa”, ressaltou o secretário. “A prevenção à violência contra o idoso é resumida nesta arte do selo. Neste Dia Mundial, temos que fazer uma reflexão sobre o assunto e iniciar novas ações e atitudes”, concluiu Cito.O promotor de Justiça, Miguel Jorge Sogaiar, cumprimentou a todos. “O trabalho desenvolvido em Londrina, na área da defesa dos direitos dos idosos, eu assino embaixo, no que diz respeito à atuação desta equipe.” Ele exaltou o trabalho da Secretaria do Idoso e do CMDI. “Felizmente, nós temos estes dois órgãos, pois existem municípios que não contam com uma secretaria municipal de atendimento ao idoso, que eu acho fundamental.”
“É necessária a existência de órgãos que possam tanto trabalhar nas questões preventivas, mas também trabalhar, quando o idoso sofre discriminação, negligência, crueldade, quando todos os seus interesses não são respeitados. É preciso, sem dúvida, algum trabalho desta ordem. Aqui em Londrina, nós temos este trabalho”, afirmou o promotor.
Sogaiar falou também sobre a relevância do selo. “Quero parabenizar os Correios, pelo lançamento deste selo comemorativo. É muito importante que as pessoas deem atenção a este tema.”
A representante dos Correios, Márcia Vercezi, disse que o objetivo do selo é simbolizar proteção, solidariedade e respeito à pessoa idosa. “A sociedade precisa se conscientizar de que as pessoas idosas são cidadãos com direitos e merecem envelhecer de maneira ativa e saudável.” Ela ainda reiterou que a pessoa idosa não deve ficar à margem da sociedade. “Hoje, aproveitando a oportunidade do dia 15, os Correios estão lançando nacionalmente 300 mil selos”, completou Márcia, agradecendo à Prefeitura, por ter aceitado, prontamente, lançar o selo e ter feito dele a sua bandeira, também.
Fotos: Luiz Jacobs




