Cidadão

Festival de Música abre inscrições para cursos

Cursos são voltados àqueles que gostam e querem fazer música; Festival recebe patrocínio do Promic

 
O 31° Festival de Música de Londrina (FML) será realizado de 9 a 24 de julho, com  apoio da Prefeitura Municipal (através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura – Promic), com o qual, mantém suas duas estruturas: a pedagógica e a artística. O FML recebe, anualmente, mais de mil estudantes de todo o país, para participarem da estrutura pedagógica disponibilizada.
As inscrições para os cursos iniciaram na última segunda-feira (13) e vão até o dia 1º de julho, que podem ser feitas online, com pagamento via boleto (para alunos que não têm direito à isenção ou desconto), via correios, com depósito bancário (para os alunos que têm direito a descontos e isenções) ou, ainda, na sede do 31º FML, localizada na rua Pio XII, 56.
Estão isentos da taxa de matrícula, crianças menores de 12 anos, integrantes do coro da UEL, membros da Osuel, Orquestra Prelúdio e Orquestra Sinfônica Jovem da UEL, participantes do Programa Municipal de Incentivo à Cultura – devidamente identificados e listados, professores da rede Municipal e Estadual de Ensino e integrantes da Banda de Músicos de Londrina.
Além disso, recebem desconto de 50%, pessoas com mais de 60 anos, alunos e professores do departamento de Música e Teatro da UEL e professores e servidores municipais e estaduais devidamente identificados. Alguns cursos têm vagas limitadas.
De acordo com a coordenadora geral do Festival de Música de Londrina, Lilian de Almeida, o Festival é voltado para todas as pessoas que, de alguma forma, gostam e querem fazer música. “O FML tem como tema música para todos, de todas as idades. Comunidade londrinense e comunidade brasileira em geral. É um convite a fazer música”, destacou Lilian.
Ela explicou que o aluno interessado passa por um teste. “Mas é um teste classificatório e não eliminatório. Se o aluno não toca nada, ele será admitido na categoria de ouvinte. A única exigência é que ele queria curtir e fazer música”, afirmou a coordenadora.
Os 64 cursos estão divididos em dez módulos: práticas de conjunto, cursos de regência, instrumentos, voz, estruturação musical, música popular, cursos para crianças, cursos especiais para professores, música e tecnologia e oficina de choro. Cada módulo disponibiliza diversos cursos, escolhidos de acordo com a preferência do estudante.
“Este ano, temos um módulo voltado às crianças que querem aprender e brincar com música. Também, temos música como inclusão digital”, informou Lilian. O FML oferece musiografia braile voltado para pessoas com pouca ou nenhuma visão e, também, curso para professores das escolas regulares que trabalham com crianças especiais.
Lilian falou sobre a música como a melhor agente de inclusão social. Segundo ela, além disso, a música é uma importante influente na melhora da qualidade de vida. “A pessoa canta, faz um ritmo, entra em contato com os outros alunos, passa a encarar a vida de uma maneira diferente”, frisou.
Ela destacou ainda, como vantagem proporcionada pelo FML, o contato com os maiores nomes da música nacional e internacional.
Sobre o apoio do Promic à realização do Festival de Música de Londrina, Lilian garantiu ser de extrema importância. “O Promic funciona muito bem na cidade. É o grande apoiador da cultura londrinense e um dos maiores do Brasil. Investe em projetos sérios. A comissão está consciente e atua de maneira objetiva”, declarou a coordenadora geral do Festival.
Na página do FML, está disponível uma lista com todas informações sobre os cursos ofertados, além de dados sobre os professores que os ministrarão. Mais informações no www.fml.com.br, no link inscrições.
Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos