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Plataforma virtual de Promoção por Merecimento traz ganhos ao Município

Levantamento sobre os impactos do processo tradicional apontou economia de recursos ambientais e para os cofres públicos

Neste mês de agosto a Prefeitura de Londrina lançou, de forma inédita, o processo eletrônico para realizar a Promoção por Merecimento. E um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) aferiu os principais impactos econômicos e ambientais que o Munícipio eliminou ou reduziu por meio dessa iniciativa, que irá atender quase cinco mil servidores em ambiente totalmente virtual.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), Marcelo Canhada, desde o início da gestão do prefeito Marcelo Belinati, a Prefeitura tem investido continuamente na tecnologia da informação. “Nosso objetivo é que esse trabalho de informatização reverbere de forma positiva, permitindo maior interação com a população e otimizando a atuação dos nossos servidores. Além do sistema virtual para a promoção por merecimento, temos outros exemplos de sucesso, como o agendamento e o cadastro da vacinação contra Covid-19; o agendamento para atendimento on-line na Praça da Fazenda e demais serviços da Prefeitura, entre outros”, citou.

O responsável pela Gerência de Relacionamento e Desenvolvimento de Sistemas IV da DTI, Norberto Alves Filho, completou com outros processos que a Prefeitura já converteu para o formato virtual, total ou parcialmente. “No Teste Seletivo nº 35, deste ano, os candidatos fizeram um cadastro virtual e, com o QR Code individual, agilizamos os trâmites da entrega de títulos. Desde 2020, a Chamada Pública Escolar também é feita on-line, por meio de cadastro virtual para os pais que queiram matricular os filhos em turmas do P4 ao 1° ano. São melhorias que beneficiam a população e os servidores envolvidos, e estamos muito empenhados em continuar e ampliar esse trabalho”, enfatizou.

Só com economia de papel, por não ser necessária a impressão de nenhum documento, a versão on-line da Promoção por Merecimento poupou o uso de quase dez resmas. Para produzir essa mesma quantidade, seriam gastos aproximadamente 9.382 litros de água e consumido metade de uma árvore de eucalipto.

A Gerência de Segurança e Saúde Ocupacional da SMRH indicou também, no levantamento de impacto, a redução de gastos de energia e o menor volume de resíduos destinados aos aterros sanitários. Em média, uma folha de papel pode levar até seis meses para se decompor.

Realizada somente em anos ímpares, a Promoção por Merecimento é voltada aos servidores municipais da administração direta e indireta, incluindo autarquias e fundações, que devem atender a vários requisitos previstos no Estatuto do Servidor. Este ano, o processo envolveu 4.691 servidores considerados aptos à promoção.

Nas edições anteriores, após analisar e listar quais servidores atendem aos critérios da promoção, a equipe da Gerência de Carreiras da SMRH imprimia os formulários, em papel, que seriam utilizados por todas as secretarias e órgãos municipais. Cada área buscava seus formulários e, na sequência, distribuía entre as chefias para que estas fizessem o preenchimento, e depois recolher todos os papeis novamente para devolver à SMRH.

Mas, com o sistema on-line desenvolvido pela Gerência de Relacionamento e Desenvolvimento de Sistemas IV, da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI -SMPOT), essas etapas foram eliminadas. Agora, os gestores e chefias acessam os formulários em uma plataforma eletrônica exclusiva, onde o acesso é liberado mediante uma senha individual.

A plataforma representou uma economia de tempo, por facilitar os fluxos de trabalho, e de recursos financeiros. Uma apuração preliminar, feita pela Assessoria Administrativa e Financeira da SMRH, verificou que só em redução de gastos públicos, a pasta economizou o equivalente a R$23.034,31. O montante equivale aos custos da hora de trabalho e das impressões dos documentos.

Para outras secretarias e órgãos municipais, o ganho foi de R$67.487,42. Além de reduzir o gasto com horas trabalhadas, havia também o consumo de combustíveis para realizar o trâmite dos formulários entre diferentes setores.

A secretária municipal de Recursos Humanos em exercício, Marcelle Diorio, destacou que além dos ganhos econômicos, a plataforma eletrônica facilitou o acesso e trouxe agilidade a todo processo. “Isso possibilita, também, uma margem menor de erros e borrões, e extravios que aconteciam com os formulários impressos”, disse.

Para a secretária em exercício, todos esses avanços foram possíveis pela soma de esforços e a parceria entre a Diretoria de Desenvolvimento Humano da SMRH e a Diretoria de Tecnologia da Informação da SMPOT. “A equipe da DTI abraçou nosso sonho e o desenvolveu, tornando-o possível. Uma ação de servidor para servidor”, afirmou.

Com o sucesso da iniciativa, a previsão é que novos processos internos sejam informatizados e transferidos do meio físico para o on-line.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento Humano da SMRH, Haline Kawassaki Barbosa, o intuito é que, em breve, seja lançada a versão virtual do pedido de Promoção por Conhecimento. “Atualmente, os servidores precisam vir presencialmente até a SMRH com cópias dos seus documentos acadêmicos para protocolar o pedido de promoção. Com o sistema on-line operando, esse protocolo de papéis será eliminado”, adiantou.

Para a imprensa: outras informações com a secretária municipal de Recursos Humanos em exercício, Marcelle Diorio, pelo 3372-4040.

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