Segunda edição da Semana de Formalização começou hoje

Realizada até o dia 30 de junho, o evento é uma parceria entre Prefeitura e SEBRAE; semana tem objetivo de formalizar os empreendedores individuais
A Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento (Codel), em parceria com o SEBRAE, realiza hoje (27) até o dia 30 de junho, no prédio da Prefeitura Municipal de Londrina, a segunda edição da Semana de Formalização. O atendimento é feito das 12h às 18h, para os empreendedores individuais que tiverem interesse de se formalizarem.
O evento faz parte das ações do Comitê Gestor Municipal das micro e pequenas empresas. Participam da Semana, a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Câmara de Vereadores, Correios, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Secretaria Municipal da Fazenda, Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e Serviços Contábeis de Londrina (Sescap-Ldr) e Sindicato dos Contabilistas de Londrina (Sincolon).
A semana objetiva a divulgação da categoria empreendedora individual, mostrando as vantagens e facilidades da formalização dos trabalhadores autônomos e informais. Na condição de pessoa jurídica, o empreendedor tem entrada a novos mercados e a possibilidade de emitir notas fiscais, além de acesso a novos fornecedores.
Durante a solenidade de abertura, realizada no final da tarde, o prefeito Barbosa Neto destacou o bom resultado obtido no ano passado. “De todas as cidades do Brasil, o maior índice de formalização micro-empreendedora individual e empreendedora individual é da cidade de Londrina”.
O prefeito enfatizou também que a prefeitura vem trabalhando na facilitação para o empreendedor, assim como a desburocratização da documentação. Ele agradeceu a todos os parceiros que possibilitaram mais essa ação. “Esse trabalho vai proporcionar dignidade, distribuir a renda e possibilitar a formalização. O cidadão vai poder emitir uma nota fiscal, pagando R$ 34 por mês, e contar com os anos de previdência social”, disse o prefeito.
O diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Marcos Von Borstel, lembrou que a intenção da semana é possibilitar que cada vez mais pessoas se formalizem. “Entendemos que aqui é a casa onde os empreendedores individuais podem se legalizar para obter o poder de prestar os seus serviços e se inserir no mercado”, destacou.
O consultor do Sebrae/PR em Londrina, Cristovam Dias Junior, disse ser muito importante realizar mais uma semana de formalização, possibilitada pelo bom desempenho da primeira. “A Sebrae faz nessa semana a formalização em âmbito nacional, em todas as capitais e em algumas cidades do interior. Londrina está novamente dentro da formalização devido ao trabalho realizado no ano passado. A cidade conseguiu o melhor resultado do Brasil em termos de formalização. Essa semana tem por objetivo divulgar o empreendedor individual”, enfatizou.
O consultor da Sebrae/PR em Londrina lembrou que a ação é uma forma de contribuir com a sociedade e formalizar quem está informal. “Com apenas R$ 34 a pessoa pode se formalizar. Em menos de 40 minutos ela sai daqui com o seu CNPJ, alvará e com o carne para pagar a guia durante um ano, tudo impresso”, explicou.
O gerente de comunicação da ACIl, Roberto Francisco, lembrou da parceria feita entre a prefeitura e a ACIL. “Essa atividade é umas das bases do trabalho defendidas pela ACIL, que é o trabalho pela legalização. A ACIL é parceira na sala do empreendedor, criada para facilitar o processo de formalização de Londrina e que vem sendo um sucesso. Durante a semana, a ACIL está oferecendo para os empreendedores individuais que vierem se legalizar a filiação gratuita. Eles passam a ser um associado da ACIL, igual aos demais, sem qualquer custo”, disse.
O representante da ACIL ainda enfatizou que a formalização é importante para o fortalecimento da cidade. “A formalização é a transformação do profissional. que até então vinha atuando no mercado sem cumprir os tramites e os preceitos legais, em profissionais que possam participar de todos os espaços da nossa economia. Fortalecer a participação do nosso setor produtivo de maneira legal”, destacou.
Na primeira edição da Semana de Formalização, realizada em 2010, foram feitos 415 atendimentos e 142 formalizações. A expectativa, para este ano, é de que sejam feitos 500 atendimentos e que 150 pessoas se formalizem. Desde que entrou em vigor o Estatuto da Micro e Pequena Empresa de Londrina, em 2009, mais de 3 mil trabalhadores autônomos se formalizaram como empresa.
Foto: Luiz Jacobs.




