Defesa Social retoma projeto de palestras pela Guarda Municipal Escolar Comunitária
Até o momento, aproximadamente 950 alunos já foram atendidos em 58 turmas de 20 escolas municipais

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, retomou o projeto das palestras educativas para alunos da rede municipal de ensino. Mediante o início das aulas em formato híbrido, as atividades foram retomadas no dia 17 de agosto e já atenderam cerca de 950 alunos em 58 turmas dos quartos anos de 20 escolas municipais.

A supervisora Munhoz, da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), informou que o tema que está sendo trabalhado no momento é de violência intrafamiliar. “A palestra fala sobre os diferentes tipos de violência (física, psicológica, moral, abandono e negligência, sexual, patrimonial, financeira); violência contra o idoso, crianças e adolescentes; contra mulher, e contra pessoa com deficiência no âmbito familiar. Conversamos também sobre as características da vítima e do agressor; sobre as consequências da violência e, no final, mostramos que existe uma rede de proteção que pode ser acionada para ajudar quem precisa”, explicou.

Em decorrência da pandemia, enquanto as escolas atendiam remotamente os alunos, as equipes do grupamento escolar permaneceram realizando patrulhamento preventivo em torno das unidades escolares, inclusive prestando apoio durante a fiscalização dos decretos vigentes relacionados às medidas profiláticas contra a Covid-19 e realizando atendimento das ocorrências diárias.
Para o secretário municipal de Defesa Social, Pedro Ramos, o projeto da Guarda Municipal Escolar Comunitária é importante pelo fato de aumentar a proximidade da instituição com as crianças. “Nós trabalhamos com a segurança pública, e o fato de podermos levar essas informações sobre todos os tipos de violência para as crianças é de grande importância para nosso trabalho. Como membros da rede de proteção, é nosso dever proteger as populações vulneráveis de todas as formas possíveis. Acredito que desta forma, dentro da escola, seja uma das maneiras mais eficazes pois temos a oportunidade de levar o conhecimento para os alunos durante o processo de formação humana e cidadã”, pontuou.
Até o final do ano, o projeto pretende passar por 88 escolas da rede municipal de ensino e poderá alcançar seis mil alunos distribuídos em 230 turmas. A Guarda Municipal atende tanto as escolas da área urbana quanto as escolas localizadas nas vilas e distritos rurais de Londrina.