Cidadão

Conferência sobre Segurança Alimentar recebe credenciamento até segunda (20)

Encontro será realizada em formato virtual, no dia 30 de setembro; formulário para participação está disponível em site exclusivo

Encerra nesta segunda-feira (20) o credenciamento para delegados, observadores e convidados que queiram participar da 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina (CMSAN) no dia 30 de setembro. Nesta edição, será debatido o tema “Segurança Alimentar e Nutricional em Tempos de Pandemia Covid-19”, com palestra da presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (Consea-PR), Roseli Pittner.

A CMSAN é uma realização do Município, por meio do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-LD) e da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA). Durante o evento, haverá indicação e eleição de representantes do poder público e sociedade civil que serão os novos integrantes do Consea-LD para o próximo mandato, 2021 a 2023.

Para ter direito ao voto e se candidatar ao conselho, é necessário fazer o credenciamento como delegado, até segunda-feira (20), pelo site https://forms.gle/SfJz8yQ9g68FJKdN6. Neste formulário virtual, o cidadão poderá indicar qual segmento representa, dentre os que integram o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Também é possível se credenciar como observador e como convidado.

De acordo com a presidente do Consea-LD, Maria Inez Gomes, a insegurança alimentar voltou a assolar o país com maior intensidade neste período de pandemia. “Além da fome, há desnutrição, doenças e uma crise social. E mesmo que as famílias tenham recursos para sua alimentação, nem sempre esses alimentos são saudáveis e nutritivos. Esse é um grave problema que estamos vivenciando e toda sociedade precisa estar atenta a essas questões”, frisou.

Só em Londrina, no início de 2019, 1.256 famílias recebiam os Benefícios Eventuais Emergenciais (BEE) concedidos pelo governo. Ao final do ano somavam-se 2.044 famílias recebendo os benefícios. Em dezembro último, a cidade atingiu o número de 9.184 famílias beneficiárias. Ao longo de 2020, também foram entregues 500 toneladas de alimentos e quase 85 mil cestas básicas às famílias em situação de vulnerabilidade social, mais 8.720 kits de alimentos e 2.900 Benefícios de Transferência de Renda Municipal (PMTR) pagos pela Prefeitura.

Gomes convidou a toda sociedade para que acompanhe a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento será feito em formato virtual, com transmissão ao vivo no canal do Youtube da SMAA. “Isso permeia educação, saúde, agricultura, cultura e outros setores. Por isso, precisa ser pensado, discutido e debatido por vários interlocutores da sociedade, e na conferência traremos à tona essas questões”, afirmou.

Além da eleição de novos conselheiros, durante a conferência serão debatidas quais propostas devem balizar as ações do Consea-LD para os próximos dois anos. “Todas as políticas públicas precisam estar atentas a essa ação, incluírem esse tema e trabalharem com ênfase, porque a segurança alimentar e nutricional precisa estar no bojo de suas atividades”, finalizou a presidente do Consea-LD.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a presidente do Consea-LD, Maria Inez Gomes (celular disponível no NCom pelo 3372-4188).

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos