Cidadão

Saúde atualiza os índices da Dengue em Londrina

Apesar da situação tranquila que a cidade passa, em relação à dengue, é preciso que a população continue vigilante quanto à limpeza das casas

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta segunda-feira (11), os números atualizados sobre a situação da dengue em Londrina. Nesta semana, houve um aumento de oito casos confirmados, porém, apenas três são do mês de julho. Entre as ações para o combate à proliferação do mosquito da dengue, está a vistoria domiciliar realizada pelos 189 agentes do setor de Endemias.

Segundo a gerente da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Léia Pereira, o aumento dos números é decorrente da chegada de resultados de exames dos meses anteriores que estavam em atraso. “Na semana passada, recebemos alguns laudos de exames anteriores, porém, este mês, os casos confirmados foram apenas três”, esclareceu a gerente.

Léia ressaltou ainda que, em decorrência ao inverno, a expectativa é que os números de casos continuem diminuindo, porém, a gerente alerta para a continuidade nos cuidados. “É necessário que a vigilância permaneça. Além dos trabalhos realizados pela equipe  do setor de endemias, a população precisa manter os cuidados nas casas”, informou.

O supervisor geral do setor de Endemias, Luis Alfredo Gonçalves, contou que os trabalhos da equipe de endemias continuam durante esta semana. “Os 189 agentes dão continuidade às vistorias domiciliares. As aplicações do fumacê costal prosseguem normalmente. Quando necessário, será utilizado o bloqueio com inseticidas, em casos confirmados da dengue”, explicou o supervisor geral.

Gonçalves acrescentou ainda que, devido à reunião de sexta-feira (8), em que o comitê de prevenção de dengue se reuniu, algumas novas ações serão discutidas e realizadas durante esta semana.

Números da dengue

Foram notificados, durante a última semana, 13.090 casos; destes, 7.336 foram confirmados e, dos confirmados, 7.301 são positivos para dengue comum, 15 são positivos para dengue complicada e 20 para dengue com febre hemorrágica. Os casos em andamento somam 975. São 3.073 resultados laboratoriais e 4.273 resultados de critério clínico epidemiológico. A região leste continua com os 2.455 casos confirmados; a região norte teve 1.378, a oeste 1.251, a sul confirmou 1.167 casos, enquanto a região central 1.030. A zona rural continua com 55 casos. O número de óbitos registrados por dengue continua, até o momento, quatro.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos