Prefeito empossa novos conselheiros tutelares
Eleitos no último dia 6, 15 conselheiros tomaram posse hoje (15), resultado de uma eleição que registrou 20% a mais de eleitores que no pleito de 2008
O prefeito Barbosa Neto deu posse, hoje (15), em seu gabinete, a 15 novos conselheiros tutelares, para o exercício do triênio 2011/2014. Eles foram eleitos no último dia 6, em uma eleição que recebeu votos de 7.651 eleitores, com participação de 20% a mais de pessoas do que a registrada na eleição anterior.
O papel do conselheiro tutelar é o de zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes. Os conselheiros eleitos foram: Fernanda Oliveira, José César Ramalho, Carlos Eduardo Garofalo, Idalto José, Marina Bárbara, Leoni Alves Garcia, Brígida, Carlos Leite, Célia Andrade Tomaszewski, Natalino Pinheiro, Jaqueline Hipólito, Verônica Sabino dos Santos, Regina Wamoto, Alisson Poças e Amaury Plath. Houve cinco reeleições.
A secretária de Assistência Social, Jacqueline Micalli, destacou a importância do conselheiro tutelar para a proteção da criança e do adolescente e cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Esta semana, o estatuto completa 21 anos. Ainda há muitas lacunas nessa área, mas estamos avançando na proteção às crianças e adolescentes que têm seus direitos violados, onde atua o conselho”, disse.
Jacqueline Micalli destacou, ainda, os avanços obtidos na gestão do prefeito Barbosa Neto. “O prefeito vem respeitando aquilo que prometeu em campanha, priorizando os direitos das crianças e dos adolescentes. O serviço foi sendo municipalizado, e isso é política pública. Antes, o serviço do conselho era inteiramente terceirizado. Não podemos mais permitir isso. Até o fim deste ano, 60% desse serviço devem ser municipalizados”, enfatizou.
Representando o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, a conselheira Mara Regina Maricato parabenizou e deu boas-vindas aos conselheiros. “É um trabalho de grande responsabilidade e vocês foram eleitos para ajudar e praticar a política do ECA”, destacou.
A promotora da Vara da Infância e Juventude, Yara Raquel Faleiros, lembrou a ligação existente entre o trabalho da promotoria e dos conselheiros. “Nosso trabalho é ligado. Nós promotores não temos possibilidade de acompanhar toda a situação e, para isso, contamos com o auxilio dos conselheiros, que vão às ruas ouvir e cuidar da criança e do adolescente”, disse.
O Promotor da Vara de Infância e Juventude, Márcio Luiz Bercantini, lembrou a importância do trabalho de proteção exercido pelos conselheiros. “O êxito na proteção é o que evita a infração. Temos uma legislação idealista e os conselheiros precisam ser idealistas, com amor à causa e enxergar nessa criança e nesse adolescente indivíduos passíveis de recuperação e inclusão social”, explicou.
Há 20 anos, o conselho tutelar não recebia equipamentos novos. Na gestão do prefeito Barbosa Neto, as três sedes do conselho foram equipadas com cadeiras, mesas, computadores e até mesmo geladeiras. O prefeito ainda inaugurou a primeira sede própria para o conselho, instalou o plantão 24 horas e elevou o salário dos conselheiros.
Fotos: N.com