Cidadão

Saúde constata seis novos casos de dengue

Os novos casos são antigos, em julho, não surgiu caso novo; Secretaria continua com as ações do LIRA

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta segunda-feira (1º), os dados da dengue da última semana. Houve um aumento de seis casos no número de notificações, passando de 7.371 casos para 7.377, sendo um novo caso na região central, um na norte e quatro na oeste.

Segundo a diretora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Sandra Caldeira, esses novos casos não são recentes. “São dados de junho.  Não tivemos caso novo em julho.”

A diretora reforçou que as ações não param e que o trabalho de prevenção vem sendo feito para o próximo verão. “A população deve continuar vistoriando e eliminando os pontos de foco.” Sandra ainda falou que as chuvas recentes não devem afetar o aumento no número de casos. “O treinamento das equipes, relembrando as ações necessárias para o combate à dengue, não para.”

No entanto, os resultados, segundo a diretora, só poderão ser observados, quando o verão chegar. A Secretaria também vem trabalhando com o Comitê da Dengue e a próxima reunião será realizada no dia 12 de agosto. “Também há um trabalho de orientação junto à comunidade”, ressaltou Sandra.

O diretor de Endemias, Élson Belisário, afirmou que, nesta semana, os trabalhos do Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRA) continuam. “Vamos vistoriar as casas, todos os dias em todos os pontos da cidade. Os locais são sorteados, conforme recomendação do Ministério da Saúde”. Serão vistoriadas, pelas 26 equipes da Secretaria de Saúde, cerca de 8 mil imóveis, totalizando de 4% a 5% do total existente.

“A expectativa é muito boa, o índice está baixo. Estamos realizando muito trabalho de prevenção, sendo multiplicados pelos trabalhos feitos junto às empresas e imobiliárias”, disse o diretor. Segundo Élson, o índice de notificações, em relação à dengue, está bem tranquilo e dentro do que preconiza o Ministério da Saúde.

Números da dengue

Foram notificados, durante a última semana, 13.200 casos, sendo que os positivos chegaram a 7.377. Estão em andamento, 508 casos para serem analisados. A região leste apresenta 2.464 casos confirmados, a região norte teve 1.382, a oeste 1.271, a sul confirmou 1.168 casos, enquanto a região central 1.037 e a zona rural 56 casos. O número de óbitos registrados por dengue continua, até o momento, é quatro, sendo dois por FHD e dois por complicações da dengue.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos