Biblioteca Móvel visita três locais de Londrina
Nos próximos dias, projeto ambiental da SEMA vai atender 417 crianças de 8 a 10 anos; Biblioteca já foi visitada por 3.922 aluno, em 2011
O projeto ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), “Biblioteca Móvel Ambiental” atenderá, nos próximos dias, 417 crianças de três locais da cidade. O ônibus vai até as Escolas Municipais Pedro Vergara Corrêa e Atanázio Leonel e na comunidade do Jardim Horizonte e São Jorge.
No sábado (6), a Biblioteca Móvel participa de um evento da COHAB e o ônibus ficará localizado na praça da Igreja no período da tarde. A previsão é de que cerca de 200 crianças de 8 a 10 anos participem do projeto ambiental.
Já nos dias 9 e 10, é a vez da Escola Municipal Pedro Vergara Corrêa, localizada no Conjunto Mister Thomar, na rua Antonia Martins Oliveira, receber a visita do ônibus. Serão quatro turmas atendidas (1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental) em um total de 110 crianças.
A Escola Municipal Atanázio Leonel, localizada no Jardim São Jorge, na rua Eliza Isabel da Conceição, 148, recebe o projeto Biblioteca Móvel Ambiental nos dias 11 e 12. Quatro turmas (3ª série e 3º ano do Ensino Fundamental) vão aprender sobre educação ambiental, somando 107 crianças.
Segundo a gerente de Educação Ambiental da SEMA, Queila Spoladore, o objetivo do projeto é passar informações ambientais para as crianças. “Através da leitura, os alunos aprendem sobre como valorizar o meio ambiente.” A gerente ainda explicou que cada turma atende, no máximo, 30 alunos por vez.
“Durante o atendimento, passamos um vídeo rapidinho, de cinco minutos, que explica a origem do papel, da energia elétrica, fala um pouco sobre reciclagem, através de uma linguagem bem acessível”, disse Queila a respeito do filme “De onde vem?”.
Cada atendimento tem duração de 40 minutos e, durante esse tempo, as crianças ainda passam por um aprofundamento do filme exibido e, depois, entram em contato com o acervo de livros da Biblioteca. De março até agora, o projeto ambiental atendeu a 3.922 crianças.
A gerente ainda falou sobre a avaliação que os professores fazem da visita da Biblioteca Móvel. “Nós passamos, sempre ao final do atendimento, uma ficha de avaliação para cada professor. O projeto é sempre elogiado, pois é um complemento ao conteúdo que os professores ministram em sala de aula”, completou.