Sema abre inscrições para bate-papo sobre compostagem doméstica
Evento será realizado no dia 27 de outubro, pela internet, e abordará a prática de compostagem doméstica em condomínios

A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), em parceria com Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), abriu inscrições para um bate-papo virtual sobre compostagem doméstica em condomínios. O encontro será realizado no dia 27 de outubro, às 20h, através da plataforma Google Meet. Para participar, basta acessar o link https://forms.gle/9oKu7WUymdKF4eAD9. Foram abertas 100 vagas.
O bate-papo faz parte da Semana do Lixo Zero em Londrina, uma iniciativa nacional que visa conscientizar a população sobre seus hábitos de consumo e responsabilidade sobre a formação de resíduos.
Segundo a gerente de Educação Ambiental da Sema, Mariza Pissinati, a importância do incentivo à compostagem está no respeito à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), uma lei que organiza a forma com que o país lida com o lixo, exigindo dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos. “O objetivo é atender à lei federal e dar significado a esses resíduos. Precisamos reduzir a quantidade de orgânicos que vai para o aterro. Por isso, incentivamos a compostagem deste tipo de resíduo desde o local de geração, seja de forma individual ou coletiva”, frisou Pissinati.
A conversa será mediada pela gerente do Sema e pela professora-doutora e docente do curso de Engenharia Ambiental da UTFPR, Tatiane Dal Bosco. Por enquanto, tem como palestrantes confirmados representantes da Gaia Junior (empresa junior do curso de engenharia ambiental da UTFPR) e Rogério Trava Airoldi, engenheiro e físico pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do Colégio Objetivo. Airoldi foi síndico por cinco anos, período no qual ajudou a implantar diversos projetos de sustentabilidade, dentre eles o sistema de compostagem coletiva que comporta oito toneladas por mês em condomínio vertical em São Paulo. O terceiro palestrante ainda será confirmado.
De acordo a professora-doutora e docente do curso de Engenharia Ambiental da UTFPR, Tatiane Dal Bosco, o evento é aberto a toda a comunidade. “Se você faz compostagem ou gostaria de começar a fazer, nós convidamos para participar deste encontro, de modo que possamos trocar experiências e buscar inspiração nos projetos que serão apresentados”, convocou a professora.
Dal Bosco disse ainda que os convidados apresentarão o dia a dia da compostagem, falarão sobre como fizeram a sensibilização dos moradores, quais os desafios enfrentados e superados e muito mais. “Haverá um primeiro momento em que eles farão a apresentação de suas experiências e, em seguida, haverá a interação com os participantes, que poderão registrar suas dúvidas/comentários via chat”, concluiu.
Em sua última edição, realizada em junho, o evento contou com 93 inscritos, sendo 52 de Londrina, 30 de outros municípios do Paraná e 11 de outros estados. O tema abordado foi a compostagem doméstica em casas. Dessa vez, a diferença em relação à edição anterior está no fato de abordar a compostagem em condomínios. O bate-papo será novamente realizado ao vivo, mas agora terá sua gravação divulgada no canal no Youtube da Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos da UTFPR Londrina.
Texto: Samir Kadri, com supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura Municipal de Londrina
Para imprensa: outras informações podem ser obtidas na Gerência de Educação Ambiental, pelo (43) 3372-4768.