Prefeito apresenta projeto de 16 intervenções na BR-369
Obra no trecho municipal, ligando Ibiporã e Cambé, num total de 14,7 km, prevê intervenções em 16 pontos críticos da rodovia BR-369
O prefeito Barbosa Neto apresentou hoje (9), durante coletiva, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) dos projetos de 16 intervenções, sendo 15 intersecções na BR-369, em que, em 11 delas são novas propostas e quatro adequações, além das vias marginais. A obra na rodovia abrange o trecho que corta a cidade em 14,7 km de pista. A previsão é investir em torno de R$ 233 milhões na obra. É a maior obra estruturante dos últimos 40 anos de Londrina.
“De todos os projetos que nós já tivemos na nossa cidade, desde a Leste-Oeste ou mesmo a 10 de Dezembro, tudo é pequeno diante da envergadura e da magnitude desse projeto ao longo da BR-369”, declarou Barbosa Neto
A BR-369 é um importante eixo de ligação de Londrina com o estado de São Paulo e Paraná. Conta com um fluxo médio de 44 mil veículos por dia, variando nos cinco segmentos de contagem de 30 mil a 65 mil veículos por dia. Esta variação existe pela influência do tráfego urbano na rodovia.
“Com essa intervenção, nós vamos resolver definitivamente a questão da ligação, destravando o crescimento da cidade entre as regiões noroeste, oeste e leste, em direção à região sul e central de Londrina”, disse o prefeito, completando que o preconceito entre a cidade baixa e alta vai acabar. “É um projeto que resolve o problema viário por, pelo menos, 100 anos, sem nenhum tipo de exagero.”
A obra proporciona maior fluxo do tráfego urbano nos locais, representa modernização e gera adequação ao sistema viário, proporcionando sustentabilidade ao desenvolvimento da cidade, com segurança. Outro ponto importante é que vai permitir aumento da velocidade dos carros na rodovia, que hoje trafegam em média a 40Km/h para 80km/h, eliminando os pontos críticos da BR 369, como quebra-molas, semáforos e cruzamentos em nível.
“Nós vamos poupar vidas. São 65 mil veículos que passam nos horários de pico pela BR-369, uma média de 44 mil veículos. Isso potencializa os riscos de acidentes” e o prefeito completou que, sem as convergências em níveis, muitas vidas serão salvas.
Barbosa Neto declarou ainda que agora vai a Brasília apresentar o projeto. “Estamos lançando a pedra fundamental deste projeto, porque o mais difícil é ter o projeto executivo de terraplenagem estruturante. Com todos esses projetos prontos, vou colocá-los debaixo do braço, como fiz em tantas outras vezes, e encaminhá-los diretamente, para que Londrina tenha, no ano que vem, a obra iniciada. Nós estamos pensando no futuro.”
Sobre o preço da obra, o prefeito garantiu que será realizada pelo menor preço possível. “Nós já conseguimos baratear essa obra em R$100 milhões, porque aqui a mão é fechada. Nós tínhamos a expectativa de R$ 330 milhões, já caiu para R$ 230 milhões e, na concorrência, pode cair ainda mais. Ao contrário de algumas obras que aumentam espantosamente seu valor, aqui nós vamos diminuir mais este custo com a licitação”, ressaltou. Além disso, a obra garante um retorno financeiro, em 11 anos, segundo o estudo.
O secretário de Obras e Pavimentação, Aguinaldo Rosa, afirmou que a última obra viária feita na cidade foi há mais de três décadas. “Hoje, nós temos um divisor que é a BR-369. Um corredor que passa, em média, 40 mil veículos, que tem travado o desenvolvimento da cidade e dificultado o trânsito e a ligação entre a região norte e o centro.”
“O prefeito Barbosa Neto, lá no início, acreditou, correu atrás e nós contratamos a elaboração deste projeto. Este é um projeto para a cidade de Londrina. É um projeto para hoje, amanhã e o futuro”, reforçou o secretário.
O estudo custou aos cofres do município R$ 1,4 milhão, sendo que os projetos básicos já foram executados, segundo o secretário. “Também foram aprovados, mostrando sua viabilidade. Esperamos que, até o mês de janeiro, nós já tenhamos os projetos executivos em mãos.”
Rosa ainda destacou a importância da cidade inteira se mobilizar para que os projetos sejam executados. “Precisamos da mobilização geral para que, a partir do ano que vem, nós comecemos a construir as 15 intersecções e mais as marginais, integrando a cidade. Vamos estar nos desenvolvendo e caminhando para a modernidade, construindo o futuro desta cidade que nós tanto amamos.”
O estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental compreendeu custos, benefícios, desapropriações e os impactos no meio ambiente. Segundo a arquiteta e urbanista da assessoria da Secretaria Municipal de Obras, Celina Ota, “este estudo trouxe como conclusão o resultado da viabilidade sócio-econômica do projeto. Todas as propostas são viáveis e também terão um retorno da recuperação dos custos e uma boa garantia de investimentos.”
O projeto foi elaborado dentro das faixas de domínios, evitando que sejam necessárias desapropriações. “Estamos trabalhando em um projeto que o prefeito acreditou, foi ele quem investiu para que fosse elaborado este projeto, para que no futuro a cidade possa melhorar”, pontuou a arquiteta.
Projeto
Os chamados pontos críticos são as 15 intersecções da rodovia e as vias marginais. As modificações serão realizadas nos seguintes cruzamentos: Ceasa, nas ruas Ébio Ferraz e Carvalho, Bahia, Guaporé, Serra do Roncador, nas avenidas Nova Londrina, Dez de Dezembro, Lúcia Helena, Rio Branco, do Sol, Tiradentes, Jóquey Club, Ardinal Ribas e na linha férrea. O projeto é ousado, sendo que uma de suas intervenções, por exemplo, prevê transformar o cruzamento da avenida Rio Branco em três níveis.Todas essas intersecções respeitam as diretrizes do planejamento urbano da cidade.
A construção do projeto, que abrange todo o trecho municipal, desde o cruzamento do Ceasa até a PR-445, conta, também, com a proposta de construir oito passarelas que, somadas às três existentes, passará a dispor de onze. Os pontos previstos para a construção são o Km 143,80, próximo à rua Yoshio Obuti; Km 145,58, perto da rua José Munhoz; Km 149,68, próximo à rua Lisimaco Ferreira da Costa; Km 150,68, entre as ruas Itajaí e Jaguaribe; Km 151, 94, perto da rua Odilon Borges Carvalho; Km 154,41, entre as ruas Serra dos Pirineus e Serra de Roraima; Km 156,08, próximo à avenida Esperanto e no Km 157, em frente ao Parque de Exposição Governador Ney Braga.
Audiência Pública
No dia 24 deste mês, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, realiza Audiência Pública para a apresentação do EVTEA do projeto das intersecções da BR-369. A cerimônia acontece às 19h, na Câmara Municipal de Londrina.
Dentre os convidados a participar da audiência, estão os parceiros técnicos que ajudaram na elaboração do projeto, como o Escritório Regional do DNIT em Londrina; o Departamento de Estrada e Rodagem de Londrina (DER); a ECONORTE, construtora responsável pela manutenção da rodovia e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Além de toda a comunidade. Celina explicou que, após a apresentação do estudo, este passará pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) para aprovação, a partir daí,dará início ao processo dos convênios de aprovação dos projetos e da obra.
O estudo recebeu ajuda de um comitê técnico de fiscalização deste contrato, que analisou todo o processo licitatório de técnica e preço, até as análises e aprovações das etapas do projeto, formado por funcionários da Secretaria de Obras e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento de Londrina (IPPUL). A empresa responsável pelo projeto da obra é a Strata Engenharia de Belo Horizonte.
Fotos: Luiz Jacobs