Cidadão

Guarda Escolar prossegue com palestras educativas para alunos da rede municipal

Desde o retorno das aulas, em agosto, aproximadamente 2.400 alunos de 121 turmas já receberam o conteúdo

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), dá continuidade ao ciclo de palestras educativas que estão sendo ministradas pelos guardas do grupamento escolar para crianças dos quartos anos das escolas municipais da cidade. Desde o retorno presencial às aulas, no início de agosto, as equipes já passaram por 42 escolas municipais e atenderam cerca de 2.400 alunos, divididos em 121 turmas.

Foto: Divulgação / Defesa Social

Os agentes estão trabalhando com o tema “Violência Intrafamiliar”, levando informações sobre os diferentes tipos de violência: física, psicológica, moral, abandono e negligência, sexual, patrimonial, financeira; violência contra o idoso, contra crianças e adolescentes; contra mulher, e contra pessoa com deficiência no âmbito familiar.

Durante a apresentação do tema os guardas municipais falam sobre as características da vítima e do agressor e inclusive quais são as consequências de cada tipo de violência. Ao final da apresentação os agentes falam sobre a rede de proteção que existe para resguardar cada grupo vulnerável.

Cronograma

Nesta quarta-feira (20) as equipes estiveram nas escolas municipais José Gasparini (zona norte), Mábio Gonçalves Palhano (zona sul) e Mari Carrera Bueno (zona oeste), e atenderam as crianças do turno da manhã e da tarde.

Na próxima quinta e sexta-feira (21 e 22), no início da manhã e da tarde, as equipes da Guarda Escolar vão atender sete escolas municipais: Nair Auzi Cordeiro (zona norte), Armando Rosário Castelo (distrito de Paiquerê), Professora Aracy Soares dos Santos (distrito de Irerê), Arthur Tomas (centro), Claudia Rizzi (zona norte), e as escolas municipais Trabalho Saber e Egídio Domingos Brunetto, localizadas no assentamento Eli Vive, distrito de Lerroville.

Até o final do ano, o projeto pretende passar por 88 escolas da rede municipal de ensino e poderá alcançar seis mil alunos distribuídos em 230 turmas. A Guarda Municipal atende tanto as escolas da área urbana quanto as escolas localizadas nas vilas e distritos rurais de Londrina. Denúncias sobre depredações, furtos, vandalismo e pessoas suspeitas próximas aos locais, entre outras, podem ser feitas para o telefone de emergência 153, que funciona 24 horas por dia.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos