Avança a construção da nova rede de galerias pluviais na região sul de Londrina - Blog Londrina
Destaques

Avança a construção da nova rede de galerias pluviais na região sul de Londrina

Objetivo é resolver problema crônico de enxurradas e alagamentos no Conjunto São Lourenço, Jardim Franciscato e Jardim Novo Perobal; serviços estão à frente do cronograma previsto

Estão adiantadas, com mais de 70% execução, as obras de construção do novo sistema de captação e drenagem de águas pluviais que beneficiará moradores dos bairros da região sul: Conjunto São Lourenço, Jardim Franciscato e Jardim Novo Perobal. Esta iniciativa da Prefeitura vem para solucionar um antigo problema de enxurradas ocasionadas pelas chuvas nessa área de Londrina, que vinha afetando o local há décadas.

Dessa forma, o objetivo é proporcionar mais segurança e conforto à população, uma vez que, anteriormente, o fluxo intenso das águas causava transtornos e riscos aos moradores, sendo que muitos chegaram a perder seus bens em razão do impacto que as casas sofriam.

A construção das novas galerias pluviais, feita do zero, totaliza 1.500 metros de tubulações subterrâneas, com estruturas simples, duplas e triplas, em um trajeto de quase 600 metros, descendo por áreas de declive até o Córrego Cristal.  A rede de galerias começa a partir da rua Delegado Matias Sampaio, atravessando uma área de vegetação, e, depois, cruza as ruas Diógenes de Lima Bravo e Silvio Mariano da Silva, até chegar na rua José Marinho, finalizando o escoamento até este córrego.

Foto: Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação

As novas estruturas de tubulações já estão 100% concluídas, e, no momento, ocorre a implantação de algumas bocas de lobo que irão aprimorar a captação e escoamento de água. Paralelamente, estão sendo refeitos os pavimentos de vias que precisaram ser quebrados em alguns trechos para a construção da rede de tubulações.

Uma parte do trajeto de galerias, que é uma escada hidráulica com degraus em concreto e aço, nos pontos mais íngremes, está com 50% de execução. E os poços de queda, totalizando 18 peças em concreto, estão praticamente finalizados, bem como o sistema de dissipação hidráulica.

Ao longo dos anos, a Prefeitura de Londrina já realizou diversos trabalhos de manutenção na rede atual de galerias dessa região, buscando desobstruir as tubulações. No entanto, as ações acabavam sendo insuficientes para dar conta dos altos volumes de chuva que atingiam o local. Assim, a única alternativa foi criar um projeto específico para reforçar e ampliar a rede de drenagem.

Além do trajeto das novas tubulações construídas, o projeto da obra também inclui a recomposição do sistema de drenagem com melhorias na captação de água ao longo da rua Tadao Ohira.

Para realizar todas as melhorias, o investimento da Prefeitura é de mais de R$ 990 mil, utilizando recursos próprios. Em etapas anteriores, foram feitas a limpeza completa dos terrenos, capina, topografia e abertura de passagens de terra para, depois, iniciarem os trabalhos de instalação das novas tubulações.

O cronograma está adiantado e a obra, com prazo contratual de entrega para março de 2022, deve ser entregue nos próximos meses. A responsável pelas obras é a Riber Construtora Ltda.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos
Ir para o Portal