Museu de Arte de Londrina abre Mostra “Desejo e Reparação”
Mostra expõe trabalhos inéditos de Rogério Ghomes; o artista visual promove ainda seminário e workshop sobre fotografia
O Museu de Arte de Londrina inaugura neste sábado (13), às 10h, a Mostra “Desejo e Reparação”, do artista visual Rogério Ghomes. A exposição reúne obras inéditas como as instalações “Dobras”, “Donde Estoy, Estoy a te Esperar” e “Voltando pra Casa”. A obra “Incrivel Como um Distúrbio Afeta a Credibilidade” pertencente à coleção de Ron Dennis, chefe da Maclaren, também ficará exposta.
Além da Mostra, o artista visual promove amanhã (12), às 19h30, o seminário “Fotografia Contemporânea”, no auditório da UNOPAR. Ele apresenta ainda o Workshop “Fotografia Como Elemento Construtor da Poética”, que será realizada, entre os dias 19 de agosto e 16 de setembro, na biblioteca e vidioteca do museu de arte.
A diretora do Museu de Arte de Londrina, Sandra Jóia, destaca que a mostra “Desejo e Reparação” apresenta um caráter inovador. “Essa é uma mostra inédita e o museu mudou o seu layout para recebê-la. São obras gostosas de se ver e que vão chamar a atenção do público”, destacou.
Rogério Ghomes explicou que a mostra surgiu de um desejo de reparação com a cidade de Londrina e com o seu prédio do Museu de Arte, projetado para ser uma rodoviária. “Projetado para ser uma rodoviária e as paredes são de vidro. Esse é um museu sem paredes, mas eu aceitei o desafio de desenvolver um trabalho aqui. Assim surgiu, por exemplo, a instalação ‘Voltando para Casa’, que apresenta nove fotografias de aviões e traz essa energia de trânsito existente aqui”, disse.
“Essa é uma reparação com a cidade, as pessoas precisam olhar para esse prédio e eu, como artista, tenho que ocupá-lo”, enfatizou Ghomes.
O artista ainda explicou que a instalação “Donde Estoy, Estoy a te Esperar” apresenta 36 fotografias de bancos vazios em diversas cidades do mundo, como Londrina, Ponta Grossa, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Londres e Madrid. Já a instalação “Dobras” expõe seis trabalhos gráficos, de tipografia e recortes, que trabalham com títulos de coleção de outros museus.
“A espera silenciosa por um encontro, um transitar solitário e o retorno para a casa, entremeados por vestígios de frases que atestam um certo deslocamento na forma de ver e estar no mundo formam algumas das linhas de força da mostra”, disse Ghomes.
A mostra “Desejo e Reparação” foi contemplada pelo Edital PROMIC 2011 – Programa Municipal de Incentivo à Cultura, concedido pela Secretaria de Cultura de Londrina.
Os interessados podem visitar a mostra “Desejo e Reparação” até o dia 3 de setembro, no Museu de Arte de Londrina, localizado na rua Sergipe, 640. A entrada é gratuita.
Rogério Ghomes
Mestre em Design, docente do curso de Artes Visuais e coordenador de pós-graduação em Fotografia e Direção de Arte na UNOPAR, Rogério Ghomes expõe suas obras desde 1988. Elas integram coleções como: Pirelli, MASP, MAM SP, MAC-PR, Fundação Cultural de Curitiba, Coleção de Joaquim Paiva e Coleção McLaren de Ron Dennis.
Serviços:
• Exposição: Desejo e Reparação
Artista: Rogerio Ghomes
Curadoria: Eder Chiodetto
Local: Museu de Arte de Londrina
Rua Sergipe nº 640
Abertura: 13 de Agosto – Sábado
Horário: 10h00
Período de Visitação: 15 de agosto a 3 de setembro de 2011
• Seminário: Fotografia Contemporânea
Ministrantes: Eder Chiodetto e Rogerio Ghomes
Local: auditório CCESA – UNOPAR Catuai
Data: 12 de agosto 2011
Horario: 19h30
Inscrições: ttp://www12.unopar.br/unopar/extensao/extInscricao.action
Entrada Franca
• Workshop: Fotografia Como Elemento Construtor da Poética
Ministrante: Rogerio Ghomes
Local: Biblioteca e Videoteca do Museu de Arte de Londrina
Data: 19 de agosto a 16 de setembro (todas sexta-feiras das 14h00 às 17h00)
Inscrições: Museu de Arte de Londrina
(43) 3337-6238 – com Janaina
(43) 3377.3105
ou pelo site www.rogerioghomes.com
Serão sorteadas três bolsas integrais para o curso entre os inscritos.




