Destaques

Trilha da Cidadania obtém a melhor avaliação no projeto Cidades que Transformam

Executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, programa receberá assessoria técnica da Escola Nacional de Administração Pública

O programa Trilha da Cidadania, da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), foi uma das dez experiências selecionadas pelo projeto Cidades que Transformam, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), através da iniciativa GNova Transforma. Ao todo, 149 propostas, oriundas de 20 estados brasileiros, haviam sido inscritas na chamada. Dentre todas as participantes, a ação londrinense obteve a melhor avaliação.

Dez projetos, oriundos de diferentes cidades brasileiras, foram selecionados para fazer parte das jornadas de inovação. Imagem: Divulgação

Após a assinatura de um plano de trabalho, que formalizará a parceria entre a Prefeitura de Londrina e a Enap, a Trilha da Cidadania fará parte das jornadas de inovação, que proporcionarão um ano de assessoria técnica aos projetos escolhidos. Com início previsto para novembro deste ano, as jornadas visam contribuir para que as entidades participantes aperfeiçoem seus serviços e melhorem a experiência dos usuários, definindo estratégias para aumentar o impacto de suas políticas públicas. É possível, também, construir modelos de soluções digitais para os serviços públicos contemplados.

Além disso, o projeto também irá contribuir para desenvolver competências de inovação nas equipes das prefeituras, que terão oportunidade de conhecer novos conceitos e metodologias e realizar trocas de experiências com gestores municipais que enfrentam desafios semelhantes. Os servidores municipais também serão estimulados a fazer conexões com gestores de programas públicos federais, consultar especialistas e executar ações concretas para resolver problemas locais.

Secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali. Foto: Vivian Honorato – N.Com/PML/Arquivo

A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, frisou que a escolha do programa londrinense é tanto um reconhecimento importante para o Município quanto uma maneira de aperfeiçoar ainda mais as ações da Trilha da Cidadania. “A Enap é uma instituição de renome nacional. Por isso, essa conquista é um grande reconhecimento, tanto para o programa quanto para os servidores que o executam. Além da Assistência Social, essa assessoria vai contemplar diversos órgãos, incluindo a Saúde, Educação, Guarda Municipal, Cohab e Governo, entre outros. Ao todo, serão 15 pessoas que, durante 12 meses, serão acompanhadas para aprimorar ainda mais o trabalho realizado”, disse.

Ainda segundo Micali, a Trilha da Cidadania tem um impacto positivo muito significativo para as pessoas em situação de rua. “Esse percurso atravessa várias etapas, desde a porta de entrada, que é a abordagem social, até as repúblicas. No resgate de sua cidadania, as pessoas em situação de rua passam por diversas políticas públicas, executadas por diferentes secretarias e órgãos municipais. É um acompanhamento essencial, que leva em consideração as diferentes demandas das pessoas atendidas, abordadas de forma integrada pela rede de serviços públicos”, pontuou.

Secretário municipal de Governo, Alex Canziani. Foto: Emerson Dias – N.Com/PML/Arquivo

De acordo com o secretário municipal de Governo, Alex Canziani, a participação do Município nas jornadas de inovação propiciará muita visibilidade, tornando-se um case nacional. “Para a nossa satisfação e alegria, a Trilha da Cidadania foi considerada o melhor projeto do Brasil. Parabenizo o prefeito Marcelo Belinati, a secretária Jacqueline Micali e a equipe da Assistência Social, e tenho certeza que essa iniciativa vai se desenvolver ainda mais e servirá de exemplo para outros lugares do país”, destacou. 

Trilha da Cidadania – Coordenado pela Secretaria de Assistência Social, e com a participação de outros órgãos municipais, o programa tem o objetivo de oferecer um caminho de recuperação para as pessoas em situação de rua. Além dos serviços de acolhimento, a Trilha da Cidadania também inclui projetos que oferecem atividades culturais e artísticas aos beneficiados.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, pelo telefone (43) 3378-0024.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos