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Servidores do Procon-LD participam de curso sobre o sistema ProConsumidor

Capacitação visa unificar o sistema de atendimento para os órgãos de todo o Brasil; Devido ao curso, o Procon-LD manterá o atendimento normal até quarta-feira (27) e atenderá pela internet na quinta-feira (28)

Os servidores do Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (Procon-Ld) vão participar, durante essa semana, do Curso ProConsumidor, desenvolvido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). A ação visa capacitar os técnicos para o uso do sistema de atendimento ProConsumidor. O curso iniciou na manhã de hoje (25) e se estenderá até sexta-feira (29).

Embora o Procon-Paraná tenha anunciado a suspensão do atendimento presencial, durante este período, o Procon de Londrina funcionará normalmente até quarta-feira (27). Na quinta-feira (28), o atendimento presencial será suspenso, mas haverá assistência pela internet. Os consumidores poderão enviar as suas reclamações para o e-mail procon@londrina.pr.gov.br, assim como pelas redes sociais do Procon, no Instragram @procon.londrina e Facebook. Na sexta-feira (29), o órgão não terá atendimento, devido ao ponto facultativo, que deve ser decretado pela Prefeitura de Londrina, nos próximos dias. Ele é referente ao Dia do Servidor Público, celebrando anualmente em 28 de outubro. O Procon-LD fica na Rua Piauí, 1.117, no Centro, e funciona 9h às 15h.

A ideia é unificar o sistema de atendimento, para os órgãos de defesa do consumidor de todo o país, visto que atualmente ele não é unificado. Em Londrina, por exemplo, utiliza-se o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). “O novo sistema, chamado ProConsumidor e disponibilizado pela Secretaria Nacional do Consumidor, significa um avanço no atendimento prestado ao munícipe, pois é moderno e vai facilitar o acolhimento das reclamações. O Sindec, utilizado atualmente, é antigo, pouco funcional e não é utilizado por todos os Procons”, explicou o diretor-executivo do Procon-Ld, Thiago Mota.

Divulgação

Em Londrina, nove dos 11 servidores do Procon estão participando do treinamento. Os outros dois cuidarão do atendimento ao público neste período e, na sequência, também serão treinados. O mesmo acontecerá com os 16 estagiários do Procon-LD. A capacitação está acontecendo via internet, pela Plataforma Teams, por meio de telas interativas com videoaulas e realização de questionários avaliativos de estudos de casos.

O curso terá carga horária de 40 horas e é voltado para os servidores dos Procons e Defensorias Públicas. O conteúdo está estruturado em sete módulos: Apresentação dos conceitos, prazos e fases do sistema; Pré-atendimento; Tipos de atendimento; Reclamação; Cadastro de Reclamações Fundamentadas; Gerencial; Administrativo. Os participantes vão receber certificação, em versão digital, emitido pela Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJ). 

Sobre o sistema – O ProConsumidor é um sistema de apoio ao consumidor, por meio do qual é possível realizar o registro de reclamações, denúncias e verificar consultas de procedimentos em andamento, relacionados a demandas dos consumidores. Seu objetivo é trazer mais celeridade ao consumidor, substituindo a plataforma do Sindec e reunindo dados dos mais de 600 Procons que existem em todos os Estados e no Distrito Federal. O ProConsumidor centraliza todas as informações (denúncias, reclamações, consultas) em uma só plataforma, facilitando o atendimento ao público.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o diretor-executivo do Procon, Thiago Mota, pelo telefone (43) 3372-4823.

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Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

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