Servidores do Procon-LD participam de curso sobre o sistema ProConsumidor
Capacitação visa unificar o sistema de atendimento para os órgãos de todo o Brasil; Devido ao curso, o Procon-LD manterá o atendimento normal até quarta-feira (27) e atenderá pela internet na quinta-feira (28)

Os servidores do Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (Procon-Ld) vão participar, durante essa semana, do Curso ProConsumidor, desenvolvido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). A ação visa capacitar os técnicos para o uso do sistema de atendimento ProConsumidor. O curso iniciou na manhã de hoje (25) e se estenderá até sexta-feira (29).
Embora o Procon-Paraná tenha anunciado a suspensão do atendimento presencial, durante este período, o Procon de Londrina funcionará normalmente até quarta-feira (27). Na quinta-feira (28), o atendimento presencial será suspenso, mas haverá assistência pela internet. Os consumidores poderão enviar as suas reclamações para o e-mail procon@londrina.pr.gov.br, assim como pelas redes sociais do Procon, no Instragram @procon.londrina e Facebook. Na sexta-feira (29), o órgão não terá atendimento, devido ao ponto facultativo, que deve ser decretado pela Prefeitura de Londrina, nos próximos dias. Ele é referente ao Dia do Servidor Público, celebrando anualmente em 28 de outubro. O Procon-LD fica na Rua Piauí, 1.117, no Centro, e funciona 9h às 15h.
A ideia é unificar o sistema de atendimento, para os órgãos de defesa do consumidor de todo o país, visto que atualmente ele não é unificado. Em Londrina, por exemplo, utiliza-se o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). “O novo sistema, chamado ProConsumidor e disponibilizado pela Secretaria Nacional do Consumidor, significa um avanço no atendimento prestado ao munícipe, pois é moderno e vai facilitar o acolhimento das reclamações. O Sindec, utilizado atualmente, é antigo, pouco funcional e não é utilizado por todos os Procons”, explicou o diretor-executivo do Procon-Ld, Thiago Mota.

Em Londrina, nove dos 11 servidores do Procon estão participando do treinamento. Os outros dois cuidarão do atendimento ao público neste período e, na sequência, também serão treinados. O mesmo acontecerá com os 16 estagiários do Procon-LD. A capacitação está acontecendo via internet, pela Plataforma Teams, por meio de telas interativas com videoaulas e realização de questionários avaliativos de estudos de casos.
O curso terá carga horária de 40 horas e é voltado para os servidores dos Procons e Defensorias Públicas. O conteúdo está estruturado em sete módulos: Apresentação dos conceitos, prazos e fases do sistema; Pré-atendimento; Tipos de atendimento; Reclamação; Cadastro de Reclamações Fundamentadas; Gerencial; Administrativo. Os participantes vão receber certificação, em versão digital, emitido pela Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJ).
Sobre o sistema – O ProConsumidor é um sistema de apoio ao consumidor, por meio do qual é possível realizar o registro de reclamações, denúncias e verificar consultas de procedimentos em andamento, relacionados a demandas dos consumidores. Seu objetivo é trazer mais celeridade ao consumidor, substituindo a plataforma do Sindec e reunindo dados dos mais de 600 Procons que existem em todos os Estados e no Distrito Federal. O ProConsumidor centraliza todas as informações (denúncias, reclamações, consultas) em uma só plataforma, facilitando o atendimento ao público.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o diretor-executivo do Procon, Thiago Mota, pelo telefone (43) 3372-4823.