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História dos valores da tarifa de ônibus em Londrina

Tarifa discutida pela Justiça é o valor decretado pelo então prefeito Nedson Micheleti, em dezembro de 2008; prefeito Barbosa Neto reduziu a tarifa para R$ 2,20

O prefeito Barbosa Neto nunca aumentou a tarifa de ônibus nestes dois anos e três meses e dezoito dias em que está à frente do Executivo Municipal. Ao contrário, foi o primeiro prefeito a reduzir a tarifa na cidade.

Desde o dia 27 de fevereiro deste ano, o usuário do transporte coletivo paga em Londrina R$ 2,20, valor menor do que o deixado pela administração de Nedson Micheleti que, no dia 23 de dezembro de 2008, elevou, indiscriminadamente, a tarifa de R$ 2,00 para R$ 2,25 (Decreto 1050).

Nedson Micheleti decretou R$ 2,25

O então prefeito Nedson Micheleti aumentou a tarifa em 5 de janeiro de 2006 para R$ 2,00 (Decreto 10 de 5/1/2006), e, no final do seu mandato, reajustou para R$ 2,25.

Aliás, foi essa majoração que originou a confusão que se estabeleceu na tarifa do transporte coletivo na cidade. Após o Decreto 1050, de 23/12/2008, entrar em vigor, uma ação de iniciativa popular, invocando o princípio de isonomia, conseguiu suspender o aumento na Justiça. A tarifa voltou aos R$ 2,00.

Em 6 de janeiro de 2009, o então prefeito interino José Roque Neto, por meio do Decreto 5, revogou o aumento da tarifa decretado em R$ 2,25, pela gestão do PT.

Prefeito Barbosa Neto reduziu a tarifa

O prefeito Barbosa Neto, ao assumir o mandato em maio de 2009, encontrou a pressão dos donos das concessionárias, para que a tarifa fosse recomposta, já que vigorava o valor na tarifa implantado em 2006.

Barbosa Neto postergou ao máximo e, pela primeira vez, entregou para técnicos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) o estudo da planilha que, junto com os técnicos da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), definiram a recomposição para R$ 2,10. Barbosa decretou em 30 de julho de 2009 (Decreto 604), este valor bem abaixo dos R$ 2,25 que fora estipulado em dezembro de 2008 e que foram confirmados pela decisão judicial.

O prefeito Barbosa Neto implantou uma nova metodologia na definição do valor da tarifa, transparente e com todos os números da planilha publicados na internet.   

Como o contrato com as concessionárias prevê sempre reposição, em janeiro de 2010, o prefeito restabeleceu a tarifa em R$ 2,25 (Decreto 29 de 14 de janeiro de 2010), com base nos estudos dos técnicos da UEL e da CMTU, ou seja, 25 meses depois, a tarifa chegou ao valor estabelecido pelo então prefeito Nedson Micheleti.

Em janeiro de 2011, Barbosa Neto inovou e, pela primeira vez, subsidiou a tarifa de ônibus, garantindo a sua redução para R$ 2,20.

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