Procon-LD participa de mutirão on-line de renegociação de dívidas
Ação é nacional e mais de 200 instituições integram o mutirão, em todo o país

O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (Procon-LD) está participando de um mutirão on-line de renegociação de dívidas, durante todo o mês de novembro, até o dia 30. Por meio da iniciativa os consumidores podem negociar dívidas que foram contratadas com bancos ou financeiras e as que não possuem bens em garantia, como financiamentos de veículos ou imóveis.
A ação é nacional e mais de 200 instituições integram o mutirão, em todo o país. O diretor-executivo do Procon-LD, Thiago Mota, ressaltou que o mutirão representa uma oportunidade para que o consumidor obtenha melhores condições para quitar seus débitos, incluindo parcelamentos e redução de juros.

“Trata-se de uma ação conjunta que visa contribuir para o restabelecimento do equilíbrio financeiro das famílias endividadas, bem como promover a educação financeira. Isso é fundamental para que o consumidor consiga evitar o endividamento e assim tenha mais informações sobre produtos e serviços bancários e melhore sua saúde financeira”, enfatizou.
Para participar do mutirão on-line é necessário fazer um cadastro na plataforma de solução de conflitos consumidor.gov.br. Também é possível baixar um app no celular aqui. No momento do preenchimento do registro, é necessário informar telefones e e-mail para contato, pois estes dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.
Após a efetivação do cadastro, o consumidor receberá um login e senha e deverá informar que deseja participar do mutirão e até quanto pode pagar. Com a finalização do cadastro, a instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. Corrido este prazo, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno.
Além da renegociação de dívidas, foram disponibilizados vídeos e dicas sobre educação financeira no link https://mutirao.febraban.org.br. A iniciativa conta com a participação da Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central e Senado Federal.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o diretor-executivo do Procon, Thiago Mota, pelo telefone (43) 3372-4823.