Orquestra Filarmônica da Unicesumar faz apresentação ao ar livre no domingo (7)
Evento com entrada gratuita acontecerá no Aterro do Igapó, a partir das 18h; programação inclui obras de Ary Barroso, Giuseppe Verdi e Johann Strauss, entre outros compositores

Neste domingo (7), a partir das 18h, a Orquestra Filarmônica da Unicesumar (Ofuc) realiza o concerto “Vamos Viver Londrina”, no Aterro do Lago Igapó. O evento tem entrada gratuita e é aberto a todas as idades. Marcada inicialmente para acontecer em 24 de outubro, em homenagem ao Dia do Professor e ao Mês do Idoso, a atividade foi transferida devido às condições climáticas.
O concerto terá a regência do maestro Davi Oliveira e participações do grupo vocal Unicesumar e de solistas (veja a programação abaixo). De acordo com o diretor do Campus da Unicesumar em Londrina e responsável pela organização do evento, Carlos Henrique Vici, a universidade visa oferecer uma contribuição social por meio desta ação. “Além do conhecimento tecnicista, iniciativas desse tipo oferecem momentos de lazer e cultura para a comunidade, o que é um atrativo a mais para a instituição de ensino”, disse.
A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, elogiou a homenagem feita aos professores. “Ações como essa destacam a importância dos docentes na formação de profissionais, nas mais diversas áreas. Por isso, é uma homenagem merecida e necessária”, disse.
Conforme a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, é muito positivo que o evento faça alusão ao Mês do Idoso. “É um ato de acolhimento às pessoas acima de 60 anos, que foram bastante afetadas pela pandemia e o isolamento social. Para elas, poder voltar a frequentar ambientes sociais e de lazer, após tanto tempo, ajudará a promover o bem-estar e a fortalecer os vínculos comunitários”, frisou.
A estimativa da organização é que cerca de 5 mil pessoas compareçam ao concerto. A Orquestra Filarmônica da Unicesumar existe desde 2003 e conta com 60 músicos, organizados entre as sessões de cordas, sopros e percussão sinfônica. De acordo com o maestro Davi Oliveira, serão executadas músicas clássicas conhecidas do grande público, aberturas célebres para orquestra e trechos de óperas, além de temas de filmes que marcaram época. Em respeito às medidas restritivas da pandemia, os devidos cuidados serão tomados, como o uso de máscara facial por todos os integrantes da orquestra.
O concerto “Vamos Viver Londrina” é uma realização da Unicesumar e do Ministério do Turismo, e conta com o apoio da Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).
Programação –
- Verdi: Abertura da Ópera AIDA “Marcha Triunfal”
- Strauss: Marcha do Jubileu, Op. 470
- Monti: Czardas / Arr.: Renato Segati / Solo: Pedro Leal – Violino
- Chostakovitch: Valsa N°2
- Badelt: Tema do Filme “Piratas do Caribe” / Arr.: Ted Ricketts
- Zimmer: Tema do Filme “Pearl Harbor” / Arr.: Erick Debs
- Shore: Tema do Filme “O Senhor dos Anéis” / Arr.: John Whitney
- Di Capua: O Sole Mio / Arr.: Giancarlo Chiaramello / Solo: Marcus Geandré
- Denza: Funiculì Funiculà / Arr.: Giancarlo Chiaramello / Solo: Keidma Juliana / Participação: Grupo Vocal UniCesumar
- Califano: O Surdato Nnammurato / Arr.: Renato Segati / Solo: Marcus Geandré / Participação: Grupo Vocal UniCesumar
- Verdi: Aria da Ópera La Traviata “Brindisi” / Dueto: Keidma Juliana e Marcus Geandré/ Participação: Grupo Vocal UniCesumar
- Barroso: Aquarela do Brasil / Arr.: Renato Segati
Texto: Samir Kadri, com supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação