Cidade

Festival Londrina Matsuri chega à 9ª edição

Evento inicia hoje (9) às 18h30 e vai até domingo; edição tem apoio da Prefeitura de Londrina

A cidade de Londrina abriga, neste final de semana, a 9º edição do Londrina Matsuri – Festival da Primavera. A abertura oficial do evento será realizada hoje (9), às 18h30, no Parque Ney Braga. O festival conta com o apoio da Prefeitura de Londrina e tem, como principal objetivo, a integração das culturas.

As atrações da 9ª edição vão desde uma área comercial a uma ampla praça de alimentação com tradicionais pratos da cultura japonesa como: sushi, sashimi, yakissoba, yakimeshi, tepam yaki, tempurá, udon, temaki, katsudombori, sobá de okinawa, okonomiyaki de hiroshima, harumaki e tilápia frita.

A presidente do grupo Sansey e uma das organizadoras do evento, Mity Shiroma, disse que a apresentação do Matsuri Dance e o tradicional Nagashi Sômen (macarrão na correnteza) são atrações que não podem ficar de fora do festival. “A cada ano, nós buscamos o aprimoramento e a vinda de novas atrações para incrementar a festa”, comentou.

A Prefeitura de Londrina entrou como parceira para a realização da festa, dando apoio institucional. A Secretaria de Fazenda contribuiu com a liberação de alvarás, já a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) ajudará no recolhimento do lixo orgânico, assim como a presença dos agentes de trânsito. A Secretaria do Idoso se envolveu na organização de visitas de idosos na feira, além do envolvimento da Secretaria de Educação, através de cinco escolas municipais, que estão participando do “Concurso Meio Ambiente – Melhores Práticas”. O evento também conta com o patrocínio da Sercomtel.    

Na abertura, o evento contará com a apresentação da grande atração do festival, o cantor japonês Masaki Hajime, que trará ao público o melhor da música tradicional daquele país. Outra novidade no evento deste ano será a disputa do concurso “Top Model Japan in Brazil”, em parceria com a E-leven Agency. No concurso, podem se inscrever garotas e garotos nikkei, de até 29 anos, que sejam descendentes de nacionalidade oriental de qualquer geração.

Durante os três dias de evento, estão programadas várias apresentações culturais japonesas de entidades de Londrina e região, como: Yosakoi Soran, canto, taiko, Eisa, artes marciais e instrumentos musicais japoneses, além de aulas de alongamento para a terceira idade.

Entre as atrações já confirmadas, estão o “engenheiro de pipas” Ken Yamazato, de São Paulo, com a oficina e a revoada das pipas que encantou os visitantes no ano passado e toda a beleza da 2ª. Exposição de Rosas do Deserto. No sábado, acontece um dos pontos altos da festa: o Festival de Bon Odori com o apoio da Aliança Cultural Brasil Japão do Paraná e com a presença de várias entidades de Londrina e região.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Festival traz também o “Concurso Meio Ambiente – Melhores Práticas” ,com a participação e premiação de projetos de estudantes de escolas públicas municipais e estaduais.

Haverá também o estande do Sesc, com o “Espaço Criança” destaque para as oficinas gratuitas de mangá, origami, kirigami e diversos brinquedos sempre muito requisitado pela criançada. O estande da Universidade Tecnológica (UTFPR) traz o “Espaço Meio Ambiente” que também oferecerá oficinas gratuitamente.

A organizadora falou da importância do Festival ter alcançado sua 9ª edição. “Cerca de 60% das pessoas que participam do evento não são da comunidade japonesa. É uma forma de integrar a cultura japonesa com a comunidade em geral”, apontou. É esperada, para o festival, a presença de 30 mil pessoas.

O Londrina Matsuri 2011 conta com apoio da Prefeitura de Londrina, Governo do Estado do Paraná, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Sanepar, Viação Garcia, Midiograf, Itaipu Binacional, Banco Santander, Sercomtel, Unimed, SPAIPA Coca-Cola, Colégio Universitário, Escola St. James, Sociedade Rural do Paraná, Santa Casa de Londrina, Sesc/Fecomércio, Londrina Convention, Aliança Cultural Brasil Japão do Paraná, Rádios Folha FM, Igapó FM, Paiquerê AM e Produção Marcão Kareca.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos