Cidade

UEL promove IV Seminário de Educação e Diversidade Etnicorracial

Evento visa à troca de experiências e discussão da Lei 10.639/2003, que preconiza ensino da história afro nas escolas

Na próxima semana, o Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos (NEAA) da Universidade Estadual de Londrina, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Londrina, promove o IV SEDER – Seminário de Educação e Diversidade Etnicorracial, com abertura oficial na segunda-feira (12) às 19h, no Teatro Ouro Verde. As inscrições podem ser feitas no local.

De acordo com a coordenadora do NEAA, a professora doutora Rosane da Silva Borges, o evento vai reunir educadores de toda região e oferecer a reflexão das práticas educativas por meio de conferência. “O objetivo é discutir a educação inclusiva para que seja efetivamente plural e objetiva”, afirmou.

Rosane comentou ainda que o público alvo do seminário são educadores, mas que todos os interessados no assunto podem participar. “Jornalistas, comunicólogos, e quem mais tiver interesse pode e deve participar, assim como estudantes universitários, apesar do número maior de participantes ser realmente de educadores”, disse.

O seminário vai tratar de questões de educação inclusiva e faz parte das comemorações alusivas ao 20 de novembro. “Além disso, esse evento vai contar como parte da capacitação dos professores para a implementação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de história afro-brasileira nas escolas”, comentou a gestora pública de Promoção da Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo.

Maria de Fátima também destacou que o seminário é muito importante para a educação, pois viabiliza a troca de experiências entre os participantes. “Nós estaremos viabilizando que ao menos um representante de cada escola participe, para que possam conhecer as práticas e aplicar em sala de aula, com seus alunos”, informou.

Entre os objetivos do evento, se destaca a promoção do espaço para a construção do saber afro e a desconstrução das praticas pedagógicas racistas, como prevê a Lei 10.639/2003. “Os educadores também poderão dispor de espaço para troca de conhecimentos, ou seja, vão aprender a lidar com situações de racismo, preconceito e ter subsídios metodológicos para o ensino afro”, destacou Maria de Fátima.

Programação

12/9 – (segunda-feira)

19h00 – Conferência de abertura

Conferencista: professor Nelson Inocêncio (UnB)

Tema: Educação Inclusiva no Século XXI

13/9 – (terça-feira)

10h00 às 18h00 – Atividades culturais no evento e por toda cidade. “Eu africanizo Londrina” – WAPI BRASIL – Gildean Silva Pereira (Panikinho), Leonardo Galina (Guma) Fotógrafo, Janaina Machado, Luciane Peixoto Barros

14h00 às 18h00 – Workshop Ensino Infantil
                           Workshop Ensino Fundamental I
                           Workshop Ensino Fundamental II
                           Workshop Ensino Médio
                           Workshop Ensino Superior
14/9 – (quarta-feira)

10h00 às 20h00 – Atividade cultural no evento e por toda cidade.“Eu africanizo Londrina” – WAPI BRASIL – Gildean Silva pereira (Panikinho), Leonardo Galina (Guma) Fotografo, Janaina Machado, Luciane Peixoto Barros

14h00 às 18h00 – Workshop Ensino Infantil
                            Workshop Ensino Fundamental I
                            Workshop Ensino Fundamental II
                            Workshop Ensino Médio
                            Workshop Ensino Superior

18h00 – Atividade cultural – Grupo Maracatu Sementes de Angola

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos