Cidade

Inscrições para curso de mecânica prosseguem até dia 16

Curso é voltado para formação profissionalizante de jovens em vulnerabilidade social e pessoal

As inscrições para o curso de mecânica, que será realizado no Centro de Formação Profissional Automotivo, localizado no Autódromo de Londrina, prosseguem até o dia 16 de setembro. As inscrições iniciaram nesta segunda-feira (5) e, em apenas quatro dias úteis, já são mais de 50 inscritos.

O curso é voltado para a formação profissionalizante de jovens em vulnerabilidade social e pessoal, de 14 a 24 anos, provenientes de bairros periféricos e de famílias de baixa renda. Os interessados em se inscrever devem comparecer à Agência do Trabalhador de Londrina do Sistema Nacional do Emprego (SINE), munidos de documentos pessoais e comprovante de renda. Não há exigência de escolaridade.

Como explicado pela coordenadora da Agência do Trabalhador, Neiva Sefrin, a princípio, serão ofertadas 45 vagas, divididas em três turmas de quinze alunos cada. “Mas estudamos a possibilidade de atender mais alunos. Atenderemos prioritariamente as pessoas que estão dentro do perfil”, destacou a coordenadora.

A seleção dos jovens será feita mediante parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “Vamos visitar as famílias e selecionar prioritariamente os jovens que estão no perfil”, frisou.

Neiva Sefrin informou que, após encerrada a seleção, em cerca de 20 dias, será realizada a aula inaugural. O curso tem duração de dois anos. “O curso é dividido em aulas práticas e teóricas. Com metodologia, matriz pedagógica e certificação do SENAI”, explicou. As aulas teóricas são divididas em dinâmicas, exposições em grupo e aulas expositivas.

Após o início das aulas, o SINE atuará no acompanhamento e monitoramento do curso, assim como na inserção dos jovens qualificados no mercado de trabalho. Além do SINE, o Centro de Formação conta com a parceria da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) que doou os boxes e salas para a instalação do projeto do SENAI que oferecerá a metodologia e a certificação e da Secretaria de Educação, cedendo profissionais e equipamentos.

No final do curso, os jovens estarão prontos para inserção no mercado formal de trabalho, pois o curso cumpre as diretrizes e etapas do Plano Nacional de Qualificação-PNQ do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos