26ª horta comunitária atende Centro Social Marista
Horta com área de 450m² de plantação, com estufa, composteira e minhocaria, atende 400 adolescentes
O prefeito Barbosa Neto, juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, entregou hoje (12) mais uma horta comunitária no município de Londrina. A 26ª horta beneficia o Centro Social Marista, localizado na rua Abílio Justiniano Queiroz, 350, conjunto Habitacional João Paz.
A horta dispõe de hortaliças variadas plantadas em 450m² de área, divididos em canteiros de 6m², onde são cultivadas cebolinha, salsinha, alface crespa, alface mimosa, alface roxa, repolho, brócolis, couve manteiga e beterraba.
O Centro Social Marista também foi contemplado com uma estufa de 20m², onde, além de uso para preparo de mudas, foram plantados 18 pés de tomate cereja e a mesma quantidade de pepino. O espaço conta ainda com 10m² de composteira e minhocaria, que servem para o preparo da terra. A composteira e a minhocaria representam um diferencial desta horta. Estes espaços propõem também o trato agroecológico de preparação e tratamento da terra.
A 26ª horta comunitária de Londrina tem proposta educacional e vai beneficiar cerca 400 adolescentes atendidos pelo Centro Social, nos períodos da manhã e da tarde. Os educandos participaram do processo de preparação da horta.
Durante o ato de inauguração, um grupo de alunos apresentou uma dança ao prefeito e às demais autoridades presentes, que trabalha com ilustração musical, para tratar da questão do meio ambiente. Os alunos Maria Isabela Celina e Vinicius Alexandre ainda contaram aos presentes a experiência de passar por todas as etapas do plantio da horta.
O prefeito Barbosa Neto parabenizou o trabalho desenvolvido pelos educadores do Centro Social Marista. “Conheci a antiga Escola Oficina e lutamos para que esse espaço se transformasse na conquista e realidade que é hoje. Agora, com a horta, o consumo de alimentos saudáveis é estimulado e os adolescentes, ao participar de todo o processo de plantio, se tornam aptos a combater produtos com excesso de conservantes e substâncias químicas”, destacou.
A secretária Municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, falou do tempo em que, no local, funcionava a Escola Oficina e lembrou que o Centro Social Marista é uma parceria da Prefeitura de Londrina com o Marista, provando que a parceria pública e privada dá certo. “O trabalho socioeducativo e profissionalizante desenvolvido aqui é essencial para o futuro desses jovens”, afirmou a secretária de Assistência Social.
A secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, destacou que a horta é o caminho para a alimentação saudável. “Como nutricionista, tenho orgulho de participar de uma administração que prega a alimentação saudável. Esses adolescentes têm ainda oportunidade de trabalhar na horta, empregando saúde e vida”, disse Marisol.
O coordenador do programa municipal de Hortas Comunitárias, Carlos Eikiti Hirooka, agradeceu ao prefeito por tornar possível a realização de mais uma horta, que conta com um diferencial em relação às demais. “Aqui nós temos também uma composteira, minhocaria e uma estufa. O objetivo foi envolver os educandos para que eles levem a horta para a área externa ao centro”, disse.
O diretor institucional do Centro Social Marista, Irmão Fábio Bettoni, relacionou o ato de plantar com o conhecimento. “É uma grande alegria a inauguração dessa horta. Nós, da educação Marista, acreditamos em um ensino que vai além do convencional. O processo do plantio, de selecionar e cuidar da semente, regando todos os dias, assim, também, se dá o processo da educação”, destacou o Irmão Fábio Bettoni.