Cidadão

Grupo indígena Vãnh Ga promove apresentação e feira cultural neste sábado (27)

Evento será realizado no Centro Cultural Kaingang, a partir das 10h; além das apresentações de dança, haverá comercialização de itens de artesanato e comidas típicas

Para valorizar e divulgar a cultura e as tradições do povo Kaingang, o grupo Vãnh Ga – Donos do Mato promove, neste sábado (27), a partir das 10h, a Feira Cultural Kaingang. O evento será realizado no Vãre – Centro de Referência, Memória e Cultura Indígena, localizado na marginal da Avenida Dez de Dezembro com a Rua Pedro Antônio da Silva.

Entre outros atrativos, a feira contará com apresentações de dança; venda de itens de artesanato, como colares, brincos, cestos e filtros de sonho; e comercialização de comidas Kaingang típicas, como o pixé, mẽn-hu e ẽmi, todas feitas a partir do milho.

Foto: Emerson Dias / NCom

O coordenador do Vãnh Ga – Donos do Mato, Helis Gog Ner Zacarias, contou que o grupo, que tem a dança como uma de suas principais atividades, existe há 15 anos e conta com 45 integrantes. “No evento de amanhã (27), teremos também o lançamento do grupo Goj Kupri, formado por 25 crianças da aldeia. Elas começaram as suas atividades bem recentemente, no início de novembro, e farão uma apresentação de dança tradicional”, disse.

Ainda segundo Zacarias, quem for prestigiar o evento pode levar alimentos para serem doados à comunidade Kaingang, incluindo itens como arroz, óleo, feijão e leite.

O secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, destacou que a Feira Cultural Kaingang é realizada mensalmente, e conta com o apoio da administração municipal. “A Secretaria de Cultura está trabalhando para fazer com que essa rica manifestação tenha projeção na vida cultural de Londrina. Os indígenas têm muito a ensinar para a sociedade, pois eles têm modos de vida equilibrados, protegem o meio ambiente e fazem um trabalho cultural relevante, com as novas gerações alimentando e cultivando essas tradições. Então, é muito importante que a gente abra espaço para que eles manifestem esse legado rico”, afirmou.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, pelo telefone (43) 3371-6600.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos