Prefeito inicia recuperação da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Lindóia
Está previsto plantio de mais de 140 mil árvores, sendo 40 mil destinadas ao Parque João Milanez
Em comemoração ao Dia da Árvore, o prefeito Barbosa Neto e o secretário municipal do Meio Ambiente, José Novaes Faraco, lançaram hoje (21) o programa de recuperação da mata ciliar e educação ambiental na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Lindóia.
O programa é realizado em parceira com empresas da região, que assinaram o termo de convênio: Sonoco, Multquímica e Kurica Ambiental. Por dois anos, município e as respectivas empresas, além de plantar árvores para recuperar a mata ciliar, também serão responsáveis pela limpeza e ações de educação ambiental com a comunidade do entorno.
De acordo com o prefeito Barbosa Neto, serão plantadas mais de 140 mil árvores, sendo 100 mil no local. ”Segundo dados da Sema, nós tínhamos até maio de 2009, antes da nossa gestão, cerca de 150 mil árvores plantadas. Só hoje anunciamos 140 mil. Já plantamos outras 100 mil. É um avanço ambiental histórico para a cidade de Londrina”, afirmou.
Durante a solenidade, o prefeito juntamente com alunos da Escola Municipal Américo Sabino Coimbra realizaram o plantio das primeiras árvores. Também como parte do projeto, serão plantadas 40 mil árvores nativas no Parque Municipal João Milanez, região sul da cidade. As árvores vão ajudar na proteção do córrego Quati, que faz parte da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Lindóia.
“É uma obrigação legal, a preservação de nossas matas. Preservar a mata ciliar é, ainda, a melhor forma de proteger os córregos e matas da poluição. A meta da Secretaria do Meio Ambiente é iniciar o programa de recuperação em outras bacias hidrográficas da cidade”, garantiu o secretário municipal da pasta, José Novaes Faraco.
Representando as empresas envolvidas, Otávio Baleotti, da Sonoco, enalteceu os projetos ambientais da Prefeitura. ”A empresa privada tem o compromisso com lucro. E, para se envolver em projetos como esse, é necessário perceber boas intenções. É um projeto desafiador em torno de 580 mil m² de área a serem recuperados. São 195 mil mudas. Eu só tenho a agradecer a Prefeitura, por desenvolver um projeto tão importante para a população”, disse.
Fotos: Luiz Jacobs.