Secretaria Municipal do Ambiente doa dezenas de mudas de árvores nativas na região leste
Atividade ocorreu na abrangência da UBS San Izidro, com entrega de 50 mudas a grupos de atividades físicas

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), realizou na semana passada uma ação de distribuição de mudas de árvores nativas no bairro San Izidro, região leste. Ao todo, 50 mudas foram levadas para a Capela Sagrada Família, doadas a pessoas que participam dos grupos de educação física das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) San Izidro e Eldorado.
Os trabalhos nessa área da cidade foram desenvolvidos pelas equipes da Assessoria de Educação Ambiental e do Viveiro Municipal de Londrina, pertencente à Gerência de Áreas Verdes da Sema. Essa iniciativa fez parte de um conjunto de atividades de educação ambiental direcionadas aos frequentadores destes grupos nas duas UBSs, cujas práticas são conduzidas pelo professor Adair dos Santos, atraindo também outros moradores daquela região.
Foram doadas espécies variadas como araçá, acerola, pitanga, quaresmeira, resedá, aldrago, brinco de índio, ipê amarelo, canela, oiti, lofantera, gabiroba, ingá, manacá e ipê branco.

Segundo a assessora de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Isidoro, os ganhos desta ação incluem conscientizar e estimular a população acerca das práticas de conservação ambiental, resultando em inúmeros benefícios trazidos pela arborização. “Atividades dessa natureza, envolvendo educação ambiental e sensibilização, aproximam o munícipe dos seus deveres como cidadão, proporcionando mais cuidados com o meio ambiente”, afirmou.
O professor de educação física Adair dos Santos atua há mais de dez anos nos grupos de atividades físicas nas UBSs San Izidro e Eldorado. Atualmente, ele também compõe as equipes multiprofissionais das UBSs Piza, Parque das Indústrias e Jamile Dequech. Dentre as vertentes exploradas, estão trabalhos que abrangem equilíbrio, fortalecimento muscular, alongamento, memória e tabagismo. Participam pessoas entre 40 e 90 anos de idade.
Santos contou que os pacientes ficaram interessados nos temas ambientais propostos, interagiram e demonstraram curiosidade para aprender mais. “Tivemos algumas iniciativas junto com a Sema, como a comemoração voltada ao Dia da Água, em 21 de março, incluindo limpeza e plantio de árvore em uma área próxima a um córrego que havia ficado devastada. Após o plantio, os participantes dos grupos se interessaram em adquirir uma muda de árvore nativa para plantar em casa. Eles pediram mudas para plantar no jardim ou na frente da casa”, disse.
De acordo com o professor, a atividade proporcionou aos contemplados conhecimentos sobre diferentes serviços ofertados pela Sema, incentivando a preservação do meio ambiente. “Uma árvore ajuda a melhorar a temperatura e a limpar o ar, diminui a sensação calor, muitas dão frutos, os benefícios são diversos. É sempre importante reforçar a conscientização e estimular o plantio”, destacou.
Antes da doação das mudas de árvores, as equipes responsáveis fizeram abordagens de temas ambientais no final das atividades físicas, em um formato de bate-papo com orientações.

No mês de março, a equipe de Educação Ambiental da Sema promoveu outras atividades com os mesmos dois grupos. Fizeram parte da programação palestras sobre arborização urbana e orientações sobre cuidados com o ambiente; homenagem ao Dia da Mulher, com meditação e leitura de textos; os integrantes também participaram de uma ação de limpeza e plantio próximo ao córrego Carambeí, em 21 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água (dia 22).
Durante os trabalhos, os participantes que ainda não tinham árvores nas calçadas demonstraram interesse em plantar. “Por isso, fizemos o levantamento da quantidade de mudas que seriam necessárias e agendamos a ação para entregar as mudas e prestar as orientações necessárias”, contou a assessora de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Isidoro.
Plantio de árvores – Segundo a Lei nº 11.996/2013, instituiu o Plano Diretor de Arborização do Município de Londrina, é obrigatório ao proprietário de imóvel na área urbana plantar e conservar árvores na calçada do imóvel (passeio público). Dentre outras definições, as diretrizes estabelecem sobre o tipo de local disponível ao plantio permanente de uma árvore em via pública.
O corte de árvores só pode ser realizado pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) ou com autorização expressa desta, obedecendo-se aos limites e obrigações estabelecidos na Lei. Além da multa pelo corte irregular, deverá o infrator indenizar o dano, com o plantio, às suas expensas, de número de árvores a ser determinado por laudo técnico da Sema.
Nesse contexto, o munícipe que ainda não possui uma árvore em frente à sua calçada poderá adquirir a muda para o plantio no Viveiro Municipal de Londrina, no endereço do Parque Municipal João Milanez, ao final da Avenida Europa, Jardim Vale Azul. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h; ou mesmo solicitar o serviço de plantio pela Sema, através do preenchimento do formulário.