Família com três jovens com deficiência recebem casa adaptada
Solenidade simbolizando a entrega será às 8h30, na rua na rua José Carneiro, 50 no jardim Viena, região norte, com a presença do prefeito Barbosa Neto
O prefeito Barbosa Neto, a Companhia Municipal de Habitação de Londrina (COHAB-LD) e a Assessoria Especial de Assuntos de Acessibilidade realizam, amanhã (23) às 8h30, a entrega de mais uma residência totalmente adaptada para uma família com pessoas com deficiência. A entrega faz parte das atividades da 2ª Semana da Pessoa com Deficiência e será realizada na rua José Carneiro, nº 50 no jardim Viena, região norte.
A família, que anteriormente residia na invasão Shekinah localizada no fundo do conjunto Vivi Xavier, tem três adolescentes com idade entre 14 e 17 anos , acometidos de uma patologia chamada Distrofia Muscular Progressiva de Duchenne (DMD). A DMD é uma alteração genética, que acomete indivíduos do sexo masculino e que, progressivamente, degenera os tecidos musculares.
Segundo o assessor especial de assuntos de Acessibilidade, José Giuliangeli Castro, a antiga condição da família era precária. “As condições físicas das pessoas com DMD piora com a o esforço físico, por isso, os três adolescentes estão em níveis diferentes de paralisia. Um deles já não caminha e outro necessita de apoio para caminhar”, explicou.
“No antigo endereço, a mãe precisava descer com um filho de cada vez nos braços, cerca de 100 metros, para chegar até a casa, já que não havia condições de descer com a cadeira de rodas. Não havia banheiro em condições para o uso dos jovens e eles precisavam dormir na sala, num colchão no chão”, contou o assessor.
A Associação Flávia Cristina, que faz o atendimento dos jovens, sabendo da situação que a família se encontrava, contatou a COHAB, que se prontificou a ajudar a família.
“Essa é uma ação de resgate da dignidade e dos direitos humanos, que vai devolver a autoestima a esta família, que agora terá um lugar digno e adaptado para seus filhos”, afirmou o assessor.
Vida Nova
Na nova residência, a família vai contar com adaptações importantes para a locomoção dos três irmãos. “Todas as portas têm acima de 80 cm, o banheiro é equipado com barras, plataformas, vaso e pia com altura acessível, interruptores e quartos adaptados para eles”, contou Giuliangeli.
O assessor também contou que diversas secretarias também ajudaram na casa. “A Agricultura fez uma horta com quatro canteiros e espaçamento de 1m entre eles, para a locomoção com as cadeiras e a SEMA plantou um belo jardim em frente à residência”, informou.
Além disso, os vizinhos também ajudaram. Durante o período em que a casa estava sendo finalizada, regaram as plantas, a horta e o jardim, para que nenhuma fosse perdida. “Também, contamos com um voluntário, Marcelo Pívaro, que providenciou a cerca da casa, feita em madeira. O trabalho ficou excelente”, disse Giuliangeli.
Segundo o diretor técnico da COHAB, Luiz Candido de Oliveira, a casa foi construída pela COHAB com recursos próprios e tem o valor de aproximadamente R$66 mil. “São quase 60 m² totalmente adaptados para pessoas com deficiência”, contou o diretor.




