Destaques

Secretaria Municipal de Assistência Social faz avaliação dos trabalhos de 2021

Servidores de todas as diretorias da pasta participaram da reunião técnica; intenção foi apresentar os trabalhos realizados e prospectar ações para o próximo ano

Na manhã desta sexta-feira (3), a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAA) realizou uma reunião técnica com os profissionais da pasta. O encontro foi auditório do Centro Pastoral Bom Jesus, na Rua Dom Bosco, 145 e contou com servidores de todas as diretorias. O objetivo foi apresentar os trabalhos realizados em 2021 e prospectar ações para o próximo ano.

Na oportunidade, a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, lembrou que os atendimentos presenciais não pararam durante a pandemia de Covid-19, sendo que em muitas áreas a demanda aumentou. Entre os trabalhos executados pela pasta e que merecem destaque estão: a construção de uma nova sede para o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Oeste, que fica na Rua Adelina Piquetti Barrios, no Jardim Maracanã e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social Oeste (Creas), situado à Rua Saturno esquina com a Avenida Abélio Benatti, no Jardim do Sol (veja a matéria sobre a entrega do local).

Além disso, a Prefeitura de Londrina atendeu a população mais vulnerável com a implantação e entrega do cartão alimentação, que é considerado o maior benefício do Brasil e pode chegar a R$ 182,00 por pessoa. Houve meses em que 16 mil famílias o receberam em Londrina. Além disso, ainda dentro da Proteção Social Básica, houve aumento nos acolhimentos e os serviços de proteção social.

Foto: Vivian Honorato

Já nos serviços de Média Complexidade, que atendem as vítimas de violência, a SMAA realizou um reordenamento do serviço, foi reformado um Creas e construído outro, além de que agora os serviços estão nos territórios, o que facilita o acesso às famílias. “São muitos destaques positivos no ano de 2021. Para 2022, acredito que, com o aumento do orçamento para a assistência social, teremos segurança para darmos continuidade aos trabalhos que não paramos de executar desde o início da pandemia. Por isso, hoje, foi um momento de agradecimento aos trabalhos executados pelas equipes da assistência, que são servidores que estão na linha de frente no combate à pandemia, e de celebração por tudo que foi feito neste ano”, disse a secretária da pasta.

Sara Alexius, gerente de média complexidade da Assistência Social. Foto: Vivian Honorato

Para a gerente de média complexidade da Assistência Social, Sara Alexius, que esteve na reunião técnica, o ano de 2021 foi um período de muito trabalho e aperfeiçoamento profissional, principalmente porque houve uma reestruturação na maneira como os trabalhos são executados no setor de Média Complexidade. A área trabalha com o serviço do Centro POP, da Abordagem Social, os Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), os serviços de medidas socioeducativas, de proteção especial a idosos e pessoas com deficiência (no domicílio) e com o Programa de Atendimento ao Migrante. “2021 foi um ano bem intenso, porque nós não paramos com os atendimentos presenciais durante a pandemia e todos os serviços se voltaram para o aprimoramento interno dos planos de trabalhos para a nova metodologia, que estamos usando”, explicou a servidora.

Jenifer Araújo, assistente social do serviço de Abordagem Social. Foto: Vivian Honorato

Para a assistente social do serviço de Abordagem Social, Jennifer Araújo, é preciso conversar com os profissionais da área, para avançar frente as demandas existentes e os desafios que se colocam para os atuantes nos serviços. “Só vamos conseguir avançar se refletirmos sobre o que tem sido feito, por isso esse momento é importante. É fundamental fazer a análise, para que de fato a gente melhore no que for preciso e que avance com clareza de objetivos”, pontuou. Segundo Araújo, esse ano, por exemplo, houve avanços no atendimento à população em situação de rua, com ampliação de vagas nos acolhimentos, melhora na metodologia de trabalho e uso de um ônibus especial para o atendimento a esse público.

Foto: Vivian Honorato

Já a coordenadora do Centro POP, Ana Paula Jacinto, acredita que analisar os resultados é importante para que todos os trabalhos vejam os avanços realizados pela pasta como todo. “Esse ano foi muito emblemático, por causa da pandemia e de toda a pressão causada por ela. Muitas vezes, parecia que nós não avançávamos, mas analisando tudo que foi feito, a gente vê que teve muitos grandes e o quanto evoluímos na pandemia”.

Segundo Jacinto, entre os pontos que merecem destaque estão o aumento no número de equipes profissionais no Centro POP, a elaboração de um protocolo de atendimento aos usuários em prol do combate e prevenção da Covid-19, visando um atendimento de mais qualidade, e recursos para a Casa Covid-19, para as pessoas poderem cumprir o isolamento social.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos