Cidadão

Cohab Londrina participa do 68º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social

Evento é realizado de forma virtual, de hoje (7) até quinta-feira (9); Cohab-Ld será representada em debates sobre seguro habitacional e habitação de interesse sustentável

A Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld) participa de duas atividades do 68º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, realizado de forma virtual de hoje (7) até quinta-feira (9). Entre outros assuntos, o evento discutirá a importância do conceito da habitação de interesse sustentável e projetos-pilotos nessa área, o papel do Fundo Garantidor no atendimento à população de baixa renda, o andamento do Programa Casa Verde e Amarela e iniciativas de regularização fundiária.

Os interessados em conferir a programação e acompanhar as ações podem fazer suas inscrições de forma gratuita, pelo site do Fórum (clique aqui). O evento é promovido em parceria entre a Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e o Fórum Nacional de Secretários da Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Divulgação

Representando a Cohab-Ld, o economista e gerente imobiliário do órgão, Ronaldo Antunes da Silva, participará do debate “Seguro Habitacional como facilitador de crédito para moradias”, que será realizado na quarta-feira (8), das 13h40 às 14h50. A discussão contará com a presença do Consultor da Federação Nacional de Seguros (FenSeg), Armando Grasso, e será moderada pelo diretor executivo da Excelsior Seguros, Anderson Peixoto.

De acordo com Silva, a temática desta atividade não abordará somente a obrigatoriedade do seguro nas contratações de crédito imobiliário, mas também a segurança que essa medida proporciona, tanto ao mutuário quanto para o agente financeiro. “O seguro imobiliário é benéfico para o mutuário que, na contratação de seu financiamento, tem a tranquilidade de saber que, caso aconteça algum evento grave, sua casa será quitada ou reparada, evitando um problema social. Também é importante para o agente financeiro pois, quando o sinistro ocorrer, ele receberá aquele valor e poderá dar continuidade aos seus investimentos. É uma segurança de longo prazo, com contratos que podem durar 20 ou 25 anos”, frisou.

Na quinta-feira (9), das 14h às 15h30, o presidente da Cohab-Ld, Luiz Cândido de Oliveira, atuará como mediador do evento “Habitação de Interesse Sustentável”. O foco dessa discussão será o concurso “Eficiência Energética para o Desenvolvimento Urbano Sustentável: Foco Habitação Social” (EEDUS), promovido em parceria entre a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (SNH/MDR) e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

A iniciativa resultou em três projetos arquitetônicos vencedores, que serão implementados em três municípios brasileiros, definidos através de uma seleção de propostas. Londrina foi a primeira colocada na seleção, seguida por Campo Grande (MS) e Olinda (PE). Todas essas cidades receberão empreendimentos habitacionais sustentáveis.

Em sua abertura, o debate contará com a presença da diretora do Departamento de Articulação e Planejamento e secretária substituta da SNH/MDR,  Alessandra D’Ávila Vieira, e do especialista da GIZ, Philipp Höppner. Em seguida, os projetos vencedores do concurso serão apresentados por seus autores, os arquitetos Ricardson Ferreira Ricardo (Síntese Arquitetura), Paula Vilela e Souza (Filmes de Bolso Produções) e Luís Eduardo Loiola De Menezes (Mira Arquitetos).

O presidente da Cohab de Londrina destacou a importância e atualidade dessa discussão. “É um debate que visa conscientizar o meio acadêmico e os gestores públicos para que repensem a moradia como um ambiente de vivência e de saúde pública. Isso possibilita a habitabilidade e dignidade, através de uma nova proposta arquitetônica”, afirmou Oliveira.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o presidente da Cohab-Ld, Luiz Cândido de Oliveira, pelo telefone (43) 3315-2233.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos